Como se dar bem em uma entrevista de emprego?
Fullbanner1



Como se dar bem em uma entrevista de emprego?

Fonte:
SHARE

 

Você está preparado para uma entrevista de emprego? Sabe como deve proceder durante a conversa com o entrevistador?  Fica nervoso ao imaginar? Calma!

Elencamos 4 dicas valiosas para ajudar você a ingressar ou recolocar-se no mercado de trabalho. Na entrevista de seleção cuidados simples podem fazer toda diferença.

 

1º –> Pontualidade e cordialidade

Chegar atrasado na entrevista pode indicar falta de compromisso ou má administração do tempo. Sendo assim, é essencial ser pontual. Chegar 5 minutos antes do horário marcado poderá causar uma boa impressão. Atente-se a todos os seus gestos a partir do momento em que chegar à empresa, pois você pode estar sendo observado já na recepção, pela maneira de tratar a atendente. Gentileza e educação nunca são demais.

2º –> Apresentação Pessoal

Sua postura diz muito sobre você. Vá vestido de maneira adequada. Demonstre asseio pessoal (cuidado com cabelos e unhas são importantes e básicos). Pense que você precisa vender seu profissionalismo ao recrutador. Então, tome muito cuidado com o que vai dizer e também com a forma que vai dizer, evitando erros de português e gírias.

3º –> Exemplos reais e autênticos

Atualmente, as empresas buscam profissionais que consigam gerar resultados, sendo eficientes na realização de suas tarefas. Por isso, evidencie suas experiências anteriores e mostre ao recrutador os resultados que você gerou. Mas, seja verdadeiro, nada de imaginar uma situação e começar a relatá-la, se baseie no real (situações que você já viveu ) ao invés do ideal, pois, isso pode comprometer sua vaga.

4º –> Seja claro e objetivo

Pense que você não é a única pessoa que está participando do processo seletivo, por isso, o recrutador deve ter mais pessoas para entrevistar. Então, saiba escutar as perguntas e responda de forma clara e objetiva, nada de exagerar em detalhes, vá direto ao ponto e evite ser prolixo. Mas lembre-se: é você quem está concorrendo a uma vaga! Então seja dedicado, demonstre interesse e disponha de tempo para a entrevista.

Em resumo, a dica universal para se dar bem em uma entrevista de emprego é: Deixe seus resultados em evidência, relate sua trajetória e como a mesma foi essencial para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Se você não possui experiência profissional, relate fatos da sua formação acadêmica (escola, faculdade) ou, se possuir, vida religiosa e social. Tente ser claro e breve, preze pelo português correto e seja genuíno com você mesmo e com o recrutador!

Autora: Mayara Záccaro – Psicóloga Headhunter– CRP: 18/02978
Especializando em Avaliação Psicológica
Pertence à equipe de Headhunters do Grupo Psiquê