Comissão rejeita manter garantia de carro que não faz revisão em concessionária
Supermoveis



Comissão rejeita manter garantia de carro que não faz revisão em concessionária

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou na quarta-feira (29) o Projeto de Lei 1167/15, do deputado João Rodrigues (PSD-SC), que mantém as garantias do veículo mesmo se a revisão for feita em oficina fora da concessionária.

Pela proposta, a garantia só acaba quando o fabricante provar que o problema no veículo foi causado por intervenção de pessoa não credenciada pelo fabricante.

Atualmente, as concessionárias obrigam os consumidores a pagarem pelo conserto ou troca de peças se o carro não tiver feito as revisões periódicas nas redes credenciadas, mesmo na validade da garantia.

Para o relator, deputado Marcos Reategui (PSD-AP), é natural que os fabricantes se cerquem de garantias sobre a utilização do veículo conforme as especificações e as recomendações técnicas de fabricação. Segundo ele, vincular as garantias a um cronograma de revisões periódicas em oficinas credenciadas é compreensível. “É a forma que o fabricante terá de se assegurar de que o defeito não foi proveniente de mau uso ou de intervenções malconduzidas por profissionais não habilitados”, disse Reategui.

O relator afirmou que o argumento de Rodrigues sobre os consumidores ficarem “perenemente amarrados” a um gasto excessivo nas concessionárias não tem fundamento, já que a garantia é temporária. “As revisões são imprescindíveis para a segurança e o bom funcionamento dos veículos e precisam ser realizadas por oficinas credenciadas”, defendeu Reategui.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.