Com apoio da Prefeitura, 2ª Semana da Consciência Negra será realizada em...
Fullbanner1


Macropel

Com apoio da Prefeitura, 2ª Semana da Consciência Negra será realizada em Rondonópolis

Fonte: assessoria
SHARE
Foto: Assessoria

A Unegro Pantanal Rondonópolis está organizando mais um evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, instituído no dia 20 de novembro. A programação da Semana da Consciência Negra, que conta com apoio da Administração Municipal, será realizada de 20 a 26 de novembro e foi apresentada e discutida junto ao prefeito Zé Carlos do Pátio na manhã desta segunda-feira (30).

De acordo com a presidente da Unegro, Luzia Aparecida do Nascimento, a programação contará com diversas atividades que visam à discussão e o fortalecimento da igualdade racial.

“Nós tivemos essa conversa com o prefeito Zé Carlos do Pátio, nós temos uma programação e é o segundo ano que realizamos a Semana da Consciência Negra em Rondonópolis. É uma forma de reunir negros e simpatizantes para que possamos desenvolver um trabalho, uma discussão sobre o combate ao racismo, sobre as políticas afirmativas que vem ao encontro da necessidade da população negra do nosso município. Nós podemos contar com o apoio do prefeito e queremos fazer uma Semana da Consciência Negra realmente muito bonita,” destacou a presidente.

Durante o encontro, o prefeito reiterou a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial neste ano e mencionou a importância do cursinho pré-vestibular Zumbi dos Palmares para o município. Para ele, é importante a valorização da história e da cultura afro-brasileira.

“Este ano criamos o Conselho Municipal das Igualdades Raciais e estamos criando essa Semana da Consciência Negra, são políticas afirmativas e eu quero que amplie mais inclusive que agregue o maior número de movimentos para que possamos fortalecer esse projeto. Queremos fortalecer a história da África na grade escolar do município de Rondonópolis, para que possamos valorizar e conhecer ainda mais a cultura dos afros descentes,” ressaltou Pátio.

Conforme a programação, a Semana da Consciência Negra em Rondonópolis conta com:

  • II Seminário de Formação da Unegro, dias 20 e 21/11, local a definir.
  • Palestra “A Década Internacional dos Afros descentes”, dia 21/11 às 19h, local a definir;
  • Baile da Unegro (24/11), às 21h, no Clube Sispmur;
  • Grande Bazar beneficente da Unegro, dia 25/11, local a definir;
  • Mostra de livros sobre relações étnico-raciais, dias 20, 25 e 26 de novembro;
  • Palestras nas escolas das redes públicas e privadas sobre as raízes históricas e as tradições da Cultura Afro-Brasileira, de 21 a 24/11.
Montreal