Cólicas menstruais tem tratamento sem medicamento!
Supermoveis


Macropel

Cólicas menstruais tem tratamento sem medicamento!

Fonte:
SHARE

 

colica 2 As mulheres que sentem cólicas no período pré-menstrual e menstrual costumam achar que é normal, mas se fosse normal, todas as mulheres sentiriam DOR, ok?

A cólica menstrual, assim como a dor lombar ocasionada no período pré-menstrual e menstrual podem ser explicadas anatomicamente.

utero

A DOR é a forma com que nosso corpo tem de dizer que algo não está “normal”. Entenda-se normal, não como algo patológico, mas como perda transitória ou não da mobilidade fisiológica.

 

 

 

 

A Osteopatia possui uma abordagem de tratamento para as cólicas menstruais valorizando algumas situações:

  • o movimento da víscera em si, no caso o útero e também o ovário;
  • o movimento músculo-esquelético pensando na coluna lombar e sacral da onde saem a inervação, tanto simpática como parassimpática; e em músculos chaves que tem estreita relação com a região, como por exemplo o iliopsoas;
  • a regulação hormonal, já que estamos falando de um ciclo menstrual, que envolve o tratamento do eixo hipotálamo/hipófise/ovários, sendo que para isso precisamos normalizar a coluna torácica, cervical, crânio e SNA (Sistema Nervoso Autônomo).
  • e não menos importante, o sistema fascial, que faz a relação com todas as partes do corpo.

Além dessas situações, nós temos ainda as cicatrizes, em especial as cicatrizes pós-cesárias, mesmo quando não aparente elas costumam ser aderidas, umas mais que as outras claro, porém isso faz com que o movimento fisiológico seja um pouco mais difícil de ser realizado por essas vísceras. Algumas mulheres inclusive sentem dor ao tocar a cicatriz, o que nos sugere urgentemente que essa cicatriz precisa ser trabalhada para se proporcionar mais liberdade de movimento corporal.

 

colica 1

Em resumo, a Osteopatia possui uma abordagem holística em que se busca reequilibrar o corpo da paciente, com o objetivo de diminuir o desconforto durante o período menstrual, para que você #VIVASEMDOR.

 

 @vivasemdor 

Montreal