Coder oferece programa de saúde preventiva exclusivo para homens
Supermoveis


Macropel

Coder oferece programa de saúde preventiva exclusivo para homens

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Assessoria

A Coder, Companhia de desenvolvimento de Rondonópolis, está oferecendo um programa de saúde preventiva voltado exclusivamente para os homens, servidores públicos da empresa. Isso está sendo realizado por meio da Campanha de Conscientização contra o Câncer de próstata, realizada pela Prefeitura de Rondonópolis, via Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Ações Programáticas . É o Novembro Azul.

E na manhã desta quarta-feira, durante solenidade de lançamento da campanha, a Coordenadora do Departamento de Ações Programática, Mariúva Valentim  declarou que o mês de novembro é especial por se tratar de um período destinado à saúde do homem, instituído pelo Ministério da Saúde.

Durante todo o dia de hoje e amanhã, serão desenvolvidas ações mais incisivas com o objetivo de conscientizar o homem da necessidade de cuidar melhor da própria saúde. Apesar de a campanha ser desenvolvida durante todo o mês, nesses dois dias, na Coder , os funcionários vão fazer dezenas de testes gratuitamente que vão desde o exame de HIV, hepatite, ao teste de PSA ( sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. O que são esses tais antígenos? Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo. Daí veio a ideia dos especialistas: fazer um exame para medir a concentração dessa partícula no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças)¹.

E não é só isso. As equipes de saúde, formadas também por estudantes formandos das universidades públicas e privadas, vão realizar palestras educativas ligadas ao tema de câncer de próstata.

O médico, Gatão de Matos, voluntário, é o profissional que está fazendo a coleta do PSA. “Estamos fazendo a coleta de amostras de sangue para então medirmos os níveis dos antígenos e detectarmos se o ofertante da amostra está ou não com a saúde em dia”, explicou.

O Diretor Presidente da Coder, José Severino da Silva Neto, o Nino, declarou que determinou às equipes de trabalhadores formadas por homens para que parassem os serviços e fossem fazer os exames e assistir às palestras. “Nossos funcionários sabem que precisam cuidar da própria saúde, mas também sabemos que temos o hábito de cairmos no comodismo. Por meio dessa campanha será possível promovermos uma conscientização coletiva sobre a necessidade do exame preventivo do câncer de próstata. Afinal, o mais importante é a nossa saúde. E cada um dos que estão aqui, será uma célula propagadora dessa campanha”, declarou o Nino ao ressaltar que a Coder prioriza a qualidade de vida de seus funcionários.

Foto: Assessoria

Todos os departamentos da Coder estão mobilizados nessa campanha. Porém, antes dessa, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou o outubro rosa, mês dedicado à saúde da mulher.

Montreal