Cirurgia do siso pode evitar complicações na saúde bucal
Fullbanner1

Fullbanner2


Cirurgia do siso pode evitar complicações na saúde bucal

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE
A cirurgia de extração do dente do siso, o conhecido dente do juízo, é um procedimento que pode evitar complicações, desalinhamento da arcada e inflamações gengivais. Esses dentes surgem geralmente na fase final da adolescência, por volta dos 17 à 21 anos e a recomendação é para a extração assim que começarem desconfortos, seja por dor ou falta de espaço na boca.
Quem geralmente faz a recomendação da extração é um cirurgião dentista, especialista em ortodontia, e quem opera este tipo de dente, na maior parte das vezes é um cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial. Sintomas como inchaços, infecções, cáries, dores e irritações são observados nestas decisões. Em alguns casos, o dente pode apenas apontar, não causando dor, e deixar a gengiva exposta.
 
Conforme o especialista em Implantodontia, Dr. Artur Tasso, por ser uma região de difícil acesso para a escova, muitas vezes a higiene não é feita de maneira apropriada, deixando espaço que pode propiciar acúmulo de resíduos alimentares, podendo infeccionar a região. Por isso, é essencial ter um acompanhamento da saúde bucal de maneira constante. 
 
“Exames clínicos, exames radiológicos panorâmicos e periapicais podem identificar melhor os problemas e a posição dos dentes, a vitalidade e o grau de comprometimento ao tecido ósseo e até outros dentes, entre outros aspectos”, explica o cirurgião.
 
A cirurgia deve ser feita em ambiente clínico e pode retirar os quatro sisos de uma única vez, dependendo da decisão acertada entre paciente e profissional, porém o pós-operatório deve ser seguido à risca para evitar complicações e garantir uma recuperação segura e satisfatória. Em 3 ou 4 dias, é possível recuperar-se dos inchaços e da secreção de sangue proveniente da cirurgia.
 
“Repouso e alimentação restrita serão ações chaves para o sucesso da cirurgia. Evitar esforços físicos, exposição ao sol, e dormir uma boa noite de sol ajudam a conter sangramentos. Todos os cuidados são simples e se feitos da maneira correta, o paciente colherá bons frutos”, destaca o cirurgião.
 
***Dr. Artur Tasso Suman – CRO 5283 Cirurgião dentista, especialista em Implantodontia Coordenador/ Profissional Responsável pela clínica Sorriso Feliz, em Rondonópolis- MT Atuante nas clínicas Odonto Fácil em Rondonópolis-MT e Centro Odontológico do Povo em Jaciara- MT e Coxim-MS *** Sorriso Feliz – Avenida Cuiabá, 1317 – 1º andar- Centro.
 
Montreal