Circuito Itinerante MT Ciências permanece em Várzea Grande até dia 11
Supermoveis



Circuito Itinerante MT Ciências permanece em Várzea Grande até dia 11

Fonte: Da redação
SHARE

Alunos de três escolas da rede pública municipal de Várzea Grande abriram a temporada de visitação ao Circuito Itinerante do MT Ciências em Várzea Grande. Além dos alunos das EMEBs “Jayme Veríssimo de Campos, “Líbia da Costa Rondon” e “Rita Auxiliadora de Campos”, que visitaram o circuito no período matutino de hoje (07), mais 28 escolas irão visitar o local onde a carreta está estacionada, num total de 2.200 estudantes até o dia 11 de maio.

O Circuito Itinerante do MT Ciências, montado em uma carreta baú adaptada, contendo 30 experimentos e equipamentos de divulgação científica, está nas imediações do antigo Ciretran, na Avenida Arthur Bernardes, em frente ao IVE, no bairro  Ipase sendo uma excelente oportunidade para os estudantes vivenciarem experiências científicas curiosas e inovadoras. As visitas ocorrerão nos períodos matutino e vespertino.

Voltados ao público infanto-juvenil, o projeto “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências” é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (SECITEC), com o objetivo de propiciar a popularização da ciência, tecnologia e inovação, abordando áreas do conhecimento integradas, oportunizando a aprendizagem de estudantes e professores de todo o Estado. As experiências propiciadas pelos equipamentos instalados no caminhão visam à iniciação científica dos alunos, assim como o estímulo a novas pesquisas nas áreas do conhecimento.

“O Circuito MT Ciências permite a vinda para Várzea Grande de um Museu Itinerante e inovador, com exposições internas e externas, que permitem aos estudantes a experimentação prática nas áreas da ciência, física, química e matemática. Entre os diversos experimentos, o destaque da feira é o Gerador de Van De Graaff, onde os alunos podem conferir o efeito do arrepio do cabelo através da ação da energia eletrostática, além do Globo de Plasma que gera energia, vídeos interativos entre outras atrações”, explica a superintendente do SECITEC, Letícia Figueiredo de Oliveira.

De acordo com a superintendente, cada experimento tem uma curiosidade e peculiaridade onde o aluno vai poder vivenciar, tocando, manuseando e interagindo com os equipamentos aprendendo na prática o conteúdo científico, motivando alunos e professores o desenvolvimento de projetos científicos em suas escolas.

O secretário Silvio Fidelis destacou a parceria firmada entre Governo de Estado e Prefeitura Municipal possibilitando a vinda do Circuito Itinerante do MT Ciências para Várzea Grande como uma excelente oportunidade para que alunos e professores pudessem visitar, conferir e aprender com os experimentos, incentivando a prática e o conhecimento científico. Para ele, o Circuito MT Ciências é um incentivo a mais para a Feira de Ciências, realizada todos os anos nas unidades escolares de Várzea Grande.

Com o Circuito Itinerante do MT Ciências presente em Várzea Grande, o secretário acredita que a participação das escolas do município será destacada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo do Estado, programada para ocorrer de 16 a 19 de outubro deste ano na Arena Pantanal.