Ciopaer realiza treinamento de salvamento e resgate de vítimas
Fullbanner1

Fullbanner2


Ciopaer realiza treinamento de salvamento e resgate de vítimas

Fonte:
SHARE
Aguia do Ciopaer / Foto: Ailton Lima

Assessoria/Sesp-MT

O segundo dia de treinamento de tripulantes e pilotos do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), teve como foco o aperfeiçoamento das técnicas de tiro embarcado e de resgate e salvamento aéreo.

Na tarde desta sexta-feira (12.06), participaram do treinamento 21 profissionais do grupamento, que realizaram demonstrações em locais de difícil acesso nos quais o resgate de vítimas só seria possível com a utilização da aeronave.

Descendo por meio de rapel, os tripulantes realizaram as buscas às vitimas e realizaram os primeiros socorros, antes de prendê-los à corda que era içada até a aeronave. Em outro exercício, os tripulantes eram presos junto à ‘vítima’ para que fosse feito o transporte.

Segundo o tenente-coronel PM Juliano Chirolli, instrutor do treinamento, a capacitação é contínua e realizada duas vezes ao ano. “Visa aperfeiçoar os trabalhos dos profissionais e prepará-los para as ações de risco e emergência”, explicou.

Conforme o sargento PM Claudio Bueno, além da qualificação, os profissionais buscam padronizar os procedimentos para evitar falhas durante as operações. “Além do resgate de vítimas, o Ciopaer é acionado para oferecer suporte às buscas por suspeitos em operações e também o salvamento de policiais feridos em confronto, em locais remotos”, comentou.

O efetivo operacional do Ciopaer conta com a atuação conjunta de profissionais das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar. Neste sábado (13.06) o grupamento realiza um treinamento de rapel, das 8h às 13h, na Lagoa Trevisan.

Montreal