Ciclo de Palestras sobre Manejo Integrado e Tecnologia vai debater o manejo...
Fullbanner1

Fullbanner2


Ciclo de Palestras sobre Manejo Integrado e Tecnologia vai debater o manejo de plantas daninhas resistentes hoje na 44ª Exposul

Fonte:
SHARE
Foto:Assessoria.

O Ciclo de Palestras sobre Manejo Integrado e Tecnologia segue hoje (10/08) com debate sobre o manejo de plantas daninhas resistentes a partir das 14 horas, na 2ª Vitrine Agropec da 44ª Exposul. O evento é promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro), em parceria com o Sindicato Rural.

A programação terá inicio com a palestra ‘Seletividade de herbicidas e diagnose de intoxicações de plantas por herbicidas’ com o pesquisador  Sidnei Douglas Cavalieri da Embrapa Cerrados de Sinop (MT). Em seguida o pesquisador  do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA/MT), Edson Ricardo de Andrade Junior vai ministrar palestra com o tema ‘Manejo de plantas daninhas com enfoque em sistemas de produção’.

Segundo o pesquisador as plantas daninhas são um dos principais fatores que interferem nas culturas, uma vez que competem com as mesmas por espaço, luz, água, e nutrientes, podendo em alguns casos causar redução drástica de produtividade. “Em Mato Grosso, os principais cultivos em grandes áreas são de soja, algodão e milho. Com isso durante a palestra será abordado os principais pontos e plantas daninhas nas culturas da soja e algodão, bem como práticas de manejo, para variedades convencionais e transgênicas disponíveis hoje no mercado. Será discutido também sobre a resistência de plantas daninhas em Mato Grosso (espécies existentes e opções de manejo para essas áreas), baseado nos dados de um projeto de monitoramento de plantas daninhas resistente em áreas algodoeiras do estado realizado desde 2011, com destaque para o primeiro relato de Amaranthus palmeri em áreas agrícolas do Brasil, feito pela equipe do projeto em junho de 2015”, explicou Edson Ricardo.

Fechando a tarde de palestras o professor doutor da UFMT, Sebastião Carneiro Guimarães vai ministrar a palestra ‘Perspectivas futuras para o manejo de plantas daninhas tolerantes e resistentes em cultivos transgênicos para resistência a herbicidas’. O evento é gratuito e acontece no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.

10/08/16 – QUARTA-FEIRA

AEAGRO apresenta: Painel sobre Manejo de Plantas Daninhas Resistentes

13h50 às 14h – Abertura

14h às 14h40 – 1º Palestra

Palestrante: Dr. Sidnei Douglas Cavalieri. – Embrapa Cerrados / Sinop – MT

Tema: Seletividade de herbicidas e diagnose de intoxicações de plantas por herbicidas

14h40 às 14h50 – Espaço para patrocinadores

14h50 às 15h30 – 2º Palestra

Palestrante: MSc. Edson Ricardo de Andrade Junior – Pesquisador – Instituto Mato-grossense do Algodão – IMA / MT

Tema: Manejo de plantas daninhas com enfoque em sistemas de produção.

15h30 às 15h40 – Espaço para patrocinadores

15h40 às 16h20 – 3º Palestra

Palestrante: Prof. Dr. Sebastião Carneiro Guimarães – UFMT / Cuiabá / MT

Tema: Perspectivas futuras para o manejo de plantas daninhas tolerantes e

resistentes em cultivos transgênicos para resistência a herbicidas.

16h20 às 16h40 – Mesa Redonda

Perguntas e debates pertinentes aos assuntos abordados / 5 perguntas

Fonte:PautaPronta.

Montreal