Chuva continua causando Riscos, e Acidentes
Supermoveis

Fullbanner2


Chuva continua causando Riscos, e Acidentes

Fonte: Bruno Pinheiro
SHARE
Teto de igreja completamente destruido Foto: Internet

 

Foto Internet.

De com as informações divulgadas pela reportagem do NMT sobre tempestades no final de semana, a chuva novamente deixa grandes prejuízos no estado de Mato Grosso. Na tarde deste sábado (21), foi em Cuiabá, o estacionamento de center shopping, igreja e outros pontos que os internautas estão compartilhando nas redes sociais.

Vários carros danificados, com a queda de estruturas de ferro encima dos mesmos, já dentro da igreja o forro caiu completamente e até o telhado.

Em Rondonópolis (214 km de Cuiabá) vem sendo registrado vários acidentes desde a primeira chuva na tarde ontem sexta-feira(20), quando destruiu a concessionária Iveco. O tenente Campello do Corpo de Bombeiros Militar (BM), informou a redação do NMT, que várias quedas de árvores e outras ocorrências já foram registradas na tarde de hoje sábado (21)

A reportagem do NMT, continua de plantão acompanhando passo a passo e a previsão do tempo em Mato Grosso e ainda alerta você leitor.

Nas ruas

É comum haver queda de fios da rede elétrica, provocada

pela ruptura de cabos. Estes ficam dependurados e podem atingir pedestres nas ruas. Por isso:

    • Não se aproxime, em nenhuma hipótese, desses cabos ou toque qualquer tipo de fiação solta ou partida.
    • Se você estiver na água, a alguns metros do cabo de alta tensão que ainda não foi desligado, há sério risco de receber uma descarga forte. Isso porque a água das enchentes é impura e conduz eletricidade com facilidade. Dependendo da tensão (voltagem) da fiação da rede elétrica, a proximidade do pedestre imerso nessa água já pode ser perigosa ou fatal, mesmo que não toque na fiação.
  • Nunca fique exposto em áreas abertas como praias, parques, praças e campos durante tempestades com raios, pois há o perigo real de ser atingido por uma descarga elétrica, que pode até ser fatal.

Queda de raios

Durante a ocorrência de raios, forma-se uma sobretensão acima da normal, que se propaga pela rede elétrica da rua e pode chegar às residências. Neste cenário, a rede que normalmente funciona em 110 ou 220 volts pode receber uma descarga da ordem de milhares de volts. É esse pico de energia que pode percorrer a rede elétrica da sua casa, por exemplo, e queimar os aparelhos que estejam conectados nas tomadas, independente de estarem funcionando ou não.

    • No momento de chuva forte com raios, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.
    • Evite usar o telefone, a TV e a internet por cabo durante a chuva com raios, uma vez que uma descarga elevada pode também percorrer essas fiações.
  • No caso de chuveiro elétrico, evite tomar banho quando houver chuva com raios, pois, caso haja uma sobretensão no circuito elétrico do chuveiro, uma parte da descarga elétrica elevada pode ser transferida para a água, colocando a pessoa em risco de choque elétrico grave. Embora a possibilidade deste tipo de acidente seja remota, não custa nada prevenir.

Alagamentos

Pontos de energia de uma residência que foram atingidos por uma inundação podem provocar dois efeitos posteriormente – oxidar as partes metálicas dos dispositivos elétricos ou deteriorar a isolação dos fios e cabos elétricos. Assim, imediatamente após a inundação:

    • Desligue a chave geral do imóvel.
  • Faça uma limpeza de todos os pontos de energia afetados pela água, retirando o barro, limpando interruptores, tomadas, caixas e fiações. Para essa limpeza, não jogue água ou use produtos químicos, passe apenas um pano bem úmido e seque em seguida um pano seco, retirando todos os fiapos.
Montreal