Chineses querem investir na Ferrovia Bioceânica
Fullbanner1

Fullbanner2


Chineses querem investir na Ferrovia Bioceânica

Fonte:
SHARE
Foto: Assessoria

Deputados e senadores da Frente Parlamentar Mista Pró-Ferrovia Bioceânica se reuniram com representantes da Embaixada da China, empresários chineses e representantes dos Ministérios do Planejamento e dos Transportes para discutir a viabilidade e incentivar a construção da ferrovia que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico. O encontro aconteceu no Senado Federal, nesta quarta-feira (17), e os chineses demonstraram interesse em investir no negócio.

O Governo chinês já apresentou o estudo de viabilidade econômica preliminar e a previsão é que o estudo final fique pronto em maio deste ano. A partir daí o Governo brasileiro deverá discutir o regime de concessão da ferrovia. A comitiva veio com engenheiros, empresários e pessoas ligadas à fiscalização de obras.

O deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) – coordenador da frente – disse que este projeto é um dos mais estratégicos investimentos em infraestrutura para Mato Grosso e irá possibilitar um grande salto no desenvolvimento do estado. No encontro, o Governo chinês se colocou à disposição para avançar nos estudos, o que deverá dar mais celeridade ao processo de licitação. “Esperamos que a gente possa licitar ainda este ano alguns trechos, em especial o trecho de Campinorte a Lucas do Rio Verde, que tem clara viabilidade econômica e que ajudará muito o escoamento da soja em Mato Grosso”, enfatizou o deputado.

O ministro da embaixada da China, Wang Wei, afirmou que esta ferrovia não é um laço apenas econômico. “Este é também um laço social entre os países. Temos à nossa frente um grande desafio e uma grande dificuldade, mas isso é natural porque é uma obra muito importante para o século XXI”.

Além da comitiva chinesa e do deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT), também estiveram presentes na reunião os senadores Wellington Fagundes (PR-MT), Jorge Viana (PT-AC) e Valdir Raupp (PMDB-PR) e o deputado César Messias (PSB-AC).

Montreal