Cartórios começam a receber títulos da Energisa para protesto em MT
Adventista



Cartórios começam a receber títulos da Energisa para protesto em MT

Fonte: Da redação
SHARE
Foto: MidiaMax

Os Cartórios de Protesto localizados no Estado de Mato Grosso que estão postergando as cobranças de emolumentos já começaram a receber da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A títulos (faturas) inadimplidos pelos consumidores para a efetivação do protesto. Ao todo, são aproximadamente 300 mil documentos aptos a serem protestados.

Conforme o gerente comercial do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), Anderson Calixto, dos 300 mil títulos, 72 mil (acima de R$ 5 mil por devedor) poderão ser encaminhados de imediato aos cartórios de todo o Estado. “A estimativa é que a Energisa recupere, somente nesses 72 mil títulos, cerca de R$ 63 milhões”, frisou.

Ele acrescentou que a concessionária de energia elétrica começou a enviar os títulos a protesto extrajudicial na semana passada. “Estamos iniciando um trabalho em parceria com a Energisa e tenho certeza que renderá excelentes frutos. Os cartórios que estão postergando a cobrança dos emolumentos já estão recebendo os títulos e iniciando os procedimentos para a intimação do devedor quitar o débito em até três dias úteis. Caso isso não aconteça, o título será protestado e a pessoa ficará com restrições em seu nome. Nossa proposta é contribuir com a Energisa no sentido de fazê-la recuperar seus créditos de forma célere e segura. O protesto extrajudicial é o procedimento mais adequado para os credores receberem o que lhe são de direito em curto espaço de tempo”, finalizou Anderson Calixto.