Carta Geotécnica de Rondonópolis será apresentada hoje a vereadores, Codeur e Núcleo...
Fullbanner1

Fullbanner2


Carta Geotécnica de Rondonópolis será apresentada hoje a vereadores, Codeur e Núcleo Gestor do PDM

Fonte: MPMT
SHARE
Esta é mais uma etapa do Plano Diretor da cidade, que está sendo atualizado. Foto: Arquivo.

Será apresentado hoje (9), às 15 horas, na Prefeitura Municipal de Rondonópolis, a Carta Geotécnica do Município. A reunião será para vereadores, representantes da Comissão Permanente Técnica de Desenvolvimento Urbano (Codeur) e Núcleo Gestor do Plano Diretor Municipal (PDM).

De acordo com o promotor de Justiça de Rondonópolis, Marcelo Vacchiano, a carta é um importante instrumento de gestão, pois é um documento cartográfico que aponta as características do meio físico, problemas existentes (como áreas impactadas e tipos de impactos) e como esses problemas interferem na urbanização e expansão urbana.

“A Carta Geotécnica indica como planejar a cidade priorizando o crescimento seguro, as áreas passíveis de ocupação e como ocupá-las. Com ela, é possível discutirmos um zoneamento e garantir crescimento que minimize os custos de urbanização, os riscos de ocupação, otimização dos espaços entre outros. Assim, evitaremos decisões de gestão que possam priorizar vaidades ou interesses pessoais que possam ‘puxar’ o crescimento da cidade para o lado que interesses ‘não republicanos’ possam pender, é um importante instrumento para o gestor responsável”, explica o promotor de Justiça.

Ele ressalta, ainda, a importância da população conhecer este instrumento, pois poderá evitar decisões equivocadas na condução do planejamento. “É importante a participação de todos e, de forma muito especial, de todos os vereadores. Avaliaremos, pela presença dos secretários (como gestores) e vereadores (representantes efetivos da população e responsáveis pela política municipal) qual o nível de importância que essa gestão está realmente dando ao Plano Diretor e ao trabalho que estamos todos nós construindo nesse momento para termos um planejamento consistente e baseado em premissas técnicas e científicas”.

Esta é mais uma etapa do Plano Diretor da cidade, que está sendo atualizado. Estão realizando a atualização várias entidades como Ministério Público Estadual, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Rondonópolis.

Plano Diretor
Os objetivos principais do Plano Diretor de Rondonópolis são: a) compreender em que bases está ocorrendo o processo de desenvolvimento e crescimento do Município; b) delimitar ações que busquem aproveitar as potencialidades e sanar/mitigar as deficiências da realidade social; c) priorizar o direito de todos os cidadãos à moradia digna, em ambiente saudável, e com acesso igualitário aos equipamentos e serviços urbanos; d) criar condições para o crescimento harmônico, ambientalmente sustentável e territorialmente ordenado dos espaços urbano e rural de nosso município.

Montreal