Carnaval de Chapada já tem programação do definida
Supermoveis



Carnaval de Chapada já tem programação do definida

Fonte:
SHARE

Assessoria

Após amplo debate com os representantes dos blocos carnavalescos e entidades representativas da sociedade, a prefeitura de Chapada dos Guimarães, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio ambiente, definiu a programação do carnaval, após ouvir as várias representações sociais sobre como o folião chapadense quer brincar o carnaval.

Foi definido que o carnaval de Chapada é direcionado às famílias. O horário é das 13 hs até 22 horas. Após as 22 hs, será proibido carro de som nas ruas ou qualquer tipo de som nas vias públicas, sendo que estabelecimentos comerciais poderão utilizar som ambiente. O horário foi restrito as 22 hs, em função do efetivo da Polícia Militar, que não tem estrutura e pessoal para fazer o policiamento após esse horário.

A venda de bebidas para menores será proibida e fiscalizada, sendo que a prefeita se comprometeu a equipar emergencialmente o Conselho Tutelar para que possa trabalhar no carnaval, já que está totalmente sucateado.
A festa acontecerá sem palcos de shows e vai aumentar o número de vias bloqueadas no perímetro central. Haverá sinalização das rotas de emergência, rotas livres para o trânsito de viaturas da Polícia e Ambulâncias. Também estará disponível guincho e espaço destinado a colocar os carros guinchados.

Além das três reuniões realizadas com a comunidade, a prefeita Thelma de Oliveira conduziu pessoalmente as negociações com a empresa responsável pela coleta de lixo e com a COOPCHAMAR para garantir que a cidade esteja limpa durante e depois do carnaval. Ela determinou, também, que toda equipe da prefeitura faça plantão para atender a população e que seja montada uma equipe da saúde, com UTI Móvel e plantão no hospital, para atendimento emergencial.

Entre as autoridades presentes na reunião com os representantes dos blocos carnavalescos estavam o Major Hernandes da Silva Magalhães, comandante da CIA da Policia Militar de Chapada dos Guimarães; o major Cavalcante e Tenente Costa, representando os Corpo de Bombeiros; o promotor Leandro Volocko, do Ministério Público, a promotora Taiana Castrillon, do Ministério Público; Diego Alex Martiminiano, Delegado da Policia Civil de Chapada dos Guimarães; Luis Paulo – CIRETRAN.

Programação
Sábado – 25/02/2017

8:00 hs: Caminhada da saúde
13:00 as 16:00hs
Ensopão do Samba
Responsável: Tadeu Tum
Local de Concentração: em frente a Pomodori
16:00 as 17:00hs
Beijo Me liga
Responsável: Marcelo Rocha Vip

17:00 as 18:00hs
Xo Oss
Responsável: Eliana Maria Siqueira Carvalho
Histórico: Criado em 2013, vem apresentando desde então como bloco de luta em defesa da saúde pública, constituído principalmente por funcionários públicos estaduais e municipais e acadêmicos de diversos cursos e faculdades, porém aberto à todos que quiserem participar
Tema: “Tira a mão do meu direito senão tiro o seu sossego”
Participantes: 50 a 100 pessoas,
Local de Concentração: próximo a rodoviária
18:00 as 19:00hs

Flor de Pequi
Responsável: Custodio R. Castro e João Bosco M. Caporossi
Histórico: Fundação em 16/01/2010, Objetivo: unir a família e amigos para curtir o carnaval. Mantido com a venda das camisetas.
Tema: Alegria na Chapada
Participantes: 50,
Local de Concentração: Av. A, S/N, Florada
Missa 19:30 as 20:30hs
20:30 as 22:00hs

Bateria Bafo da Onça
Responsável: Firmo Oliveira de Azevedo Neto
Histórico: O Bloco é uma pequena escola de samba com instrumentos, ao todo 200 com passistas músicas e foliões. O trabalho é inclusão social sem fins lucrativos. Iniciou em 1995 e mantemos com boa vontade do poder público para funcionar.
Tema: Chapada e Ecologia
Participantes: 20
Local de Concentração: São Sebastião

Domingo 26/02/2017
13:00 as 14:00hs
Bloco da Feliz Idade
Responsável: Secretaria de Assistência Social e Associação dos Idosos de Chapada dos Guimarães
Histórico: Entre os mais tradicionais da cidade, nosso Bloco é pura alegria e entusiasmo. Com duas Rainhas, um Rei e quase 100 foliões sua passagem pela praça sempre causa grande emoção e reverência. Vale ressaltar que é o único bloco que passa sem prejudicar a cidade, sem deixar nenhum lixo, contando com apoio da equipe do Cras para recolher qualquer copo, garrafa etc.
Tema: Participantes: 100
Local de Concentração: à confirmar

14 as 17hs

Bloco Confraria Bode do Karuá
Responsável: Genivalter da Silva Gomes
Histórico: Fundado em 1998 com objetivo de reunir as famílias durante o carnaval de Chapada. É mantido através de captação de patrocínio e realização de eventos em Cuiabá
Tema: “Eu vim, eu vim, Pau rodado eu sou”
Participantes: 1000
Local de Concentração: Lions Club de Chapada
17 as 18hs

Bloco Carnavalesco Anta Baleada
Responsável: Luiz Leite de Oliveira
Histórico: Fundado no ano de 2000, proporciona uma integração entre amigos e resgatam as marchas dos carnavais antigos através da nossa charanga nos mantemos através de patrocinadores.
Tema: Anta Baleada
Participantes: 400
Local de Concentração: a confirmar
18 as 19hs

Bloco Carnavalesco Cheiro Verde
Responsável: Antonio Pinheiro de Freitas
Histórico: O Bloco foi fundando em 1999, com objetivo de inserir a juventude e os amantes da folia nessa tradicional festa, que na época estava acabando em Chapada. O bloco se mantém com vendas de abadas doados pela prefeitura e apoio de comerciantes.
Tema: Lambadão
Participantes: 250
Local de Concentração: Praça de eventos
Missa 19:30 as 20:30hs
20:30 as 22:00hs

Me Guenta e Unidos da Aldeia
Responsável: Jonilson Monteiro,
Histórico: Em 02/02/1999, quando não existia carnaval na Chapada, um grupo de amigos fundou o bloco para brincar o carnaval. Me Guenta, começou com 50 foliões, hoje se encontra com mais de 1 mil..
Tema: A cana da Pinga – A Pinga da Cana/Lei Seca
Participantes: 1 mil, Local de Concentração: Em frente a Pomodori

Segunda-feira – 27/02/2017
16 às 18hs
Eco Kids
Histórico: Envolver as crianças e família durante o Carnaval, com oficinas e preservação do meio ambiente. Mantidas com apoio das famílias voluntárias, fundada em 2013.
Tema: Água
Participantes: 300
Local de Concentração: Palco do festival
18hs as 19hs

 Bloco: Senadinho de Chapada dos Guimarães
Responsável: Cacildo Garcia Macedo Jr
Histórico: Bloco formado neste ano por membros do senadinho, bem como apreciadores do Carnaval de Chapada
Tema: A 1° SENADO FOLIA
Participantes: expectativa de 250.
Local de Concentração: tendas ao lado do Senadinho