Caravana realiza mais de 300 cirurgias oftalmológicas e atende população de seis...
Adventista



Caravana realiza mais de 300 cirurgias oftalmológicas e atende população de seis municípios

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Ainda era 1h30 quando dona Luzia de Matos chegou à Secretaria Municipal de Saúde do município de Rondonópolis. O motivo da pressa era a consulta médica que ela e outros pacientes teriam durante a quarta edição da Caravana da Transformação, que está sendo realizada no município de Jaciara, desde a última terça-feira (24.01). O ônibus saiu da cidade às 04h, mas ela queria ser a primeira a chegar no local combinado.

No terceiro dia de evento, 919 pessoas passaram por consultas e um total de 5.017 procedimentos foram realizados. Já as cirurgias, que tiveram início nessa quinta-feira (26.01), somaram 305 atendimentos, a maioria de catarata, doença que dona Luzia sofre há tanto tempo, mas que nem consegue se lembrar quando começaram os primeiros sintomas.

Foi um alívio para a idosa de 66 anos voltar para casa com o agendamento da cirurgia que ela tanto sonhava em fazer. A rotina de pingar cinco colírios diferentes por dia para aliviar o incômodo e a dificuldade para lavar roupas, atividade que ajudou no sustento de seus sete filhos, agora serão trocadas por uma nova forma de olhar a vida, e claro, merecidamente. “Meus filhos ficaram tão felizes por mim e disseram ‘mãe, agora a senhora vai ficar boa’”, emocionou-se.

Dona Luzia teve um ponto em comum com os outros pacientes que passaram pelas consultas: todos vieram de outros municípios e abriram assim os dias de atendimento voltados as outras 18 cidades contempladas pela caravana. Além de Rondonópolis, o terceiro dia de evento também recebeu cidadãos de Alto Taquari, Alto Araguaia, Campo Verde, Itiquira e Juscimeira.

Ninguém melhor do que a técnica de enfermagem do município de Itiquira, Daiane Camargo Luzo, para entender a ansiedade destes pacientes. De sua cidade, quatro ônibus chegaram à Caravana da Transformação, o que deu a oportunidade de aproximadamente 180 pessoas serem atendidas.

Oftalmologistas não existem no município. O hospital local atende situações de emergência, mas para casos de doenças como catarata e pterígio, somente na Capital, ainda assim, na espera do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é, às vezes, a única oportunidade de muita gente que não tem condições financeiras de receber atendimento”, disse a responsável pelos pacientes de Itiquira.

Logística

Para receber a demanda de outras localidades, o município de Jaciara disponibilizou alojamento na Escola Estadual Santo Antônio, além de oferecer a alimentação dos visitantes, que está sendo realizada por uma equipe composta por nutricionista e cozinheiros e regulada pela Vigilância Municipal de Saúde. O Governo do Estado, por sua vez, ofereceu 300 colchões, disponibilizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT).

Agendamentos

Para esta sexta-feira (27.01), a Caravana da Transformação espera receber os pacientes dos municípios de Alto Garças, Campo Verde, Guiratinga, Juscimeira, Paranatinga, Rondonópolis e Tesouro.

Balanço

Até o momento, a caravana de Jaciara já atendeu 2.874 pessoas e realizou 12.456 procedimentos oftalmológicos. Diariamente são atendidas entre 800 e 1.000 pessoas. Para esta edição são esperadas 3 mil cirurgias.