Caravana atende pacientes com toda estrutura necessária
Supermoveis

Gov

Adventista

Caravana atende pacientes com toda estrutura necessária

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

O céu ainda estava escuro quando os atendimentos oftalmológicos da quarta edição da Caravana da Transformação começaram na manhã desta terça-feira (24.01), no município de Jaciara. A expectativa é de que até o final do dia sejam atendidas aproximadamente mil pessoas, que passarão por consultas e exames para identificar a necessidade de cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

Na fila que se formou em frente do Centro de Eventos do município, pessoas com deficiência, gestantes, mães com crianças de colo, idosos e pessoas com mais de 55 anos (público alvo) tiveram prioridade no atendimento. O credenciamento e o acolhimento destas pessoas foi realizado por uma equipe de 30 voluntários, dos 250 treinados especialmente para a ocasião.

A estrutura da caravana foi cuidadosamente pensada para receber a população dos 19 municípios atendidos com segurança e preparo para qualquer situação de emergência. O local possui 12 mil m² e destes, 6 mil m² são cobertos. O espaço também conta com um alvará do Corpo de Bombeiros, além de ter uma equipe especializada no combate a incêndios e a segurança, que é feita pela Polícia Militar.

No quesito conforto, o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil e coordenador de Infraestrutura da Caravana da Transformação, Ten. Cel. BM Abadio José da Cunha Junior, lembrou que o espaço de atendimentos conta com mil cadeiras e climatizadores de ambientes. Além disso, banheiros químicos e toda a acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência também são disponibilizados.

“A expectativa é grande e o desafio de fazer uma caravana logo no começo do ano também”, avaliou o coordenador-geral da Caravana da Transformação, secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira. Contudo, a receptividade dos municípios envolvidos também foram fundamentais para a realização de mais uma edição.

Em clima de contentamento, o prefeito de Jaciara, Abdo Mohammad, agradeceu a iniciativa e acredita que será possível zerar a demanda oftalmológica do município. Além disso, o gestor acredita que a economia deve se fortalecer, com destaque para o turismo. “Jaciara é uma cidade que tem uma veia turística e vai ficar mais conhecida no Estado. Então tem esse lado que vai trazer muitos benefícios”.

Municípios atendidos

Além de Jaciara, outros 18 municípios da região Sul serão atendidos até o final da caravana. São eles: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.