Caps AD tem atendimento diferenciado para homens no Novembro Azul
Adventista

Fullbanner1


Caps AD tem atendimento diferenciado para homens no Novembro Azul

Fonte: Assessoria.
SHARE

Pacientes em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD) e (Caps II) de Várzea Grande, estão recebendo de forma intensificada, atendimentos clínicos como parte da campanha Novembro Azul – mês mundial de combate ao câncer de próstata. A ação está sendo desenvolvida em todas as unidades de saúde do município, porém, nessas unidades o atendimento está sendo específico para pacientes que passam por atendimento ou necessitam. No Caps AD o atendimento está sendo realizado durante todo o dia e ainda no período noturno.

A gerente do Caps AD que trata pacientes com problemas de Álcool e Droga, Joana D’Arc, disse que atualmente 220 pessoas estão em tratamento no local. Destes, 95% são homens, com idade entre 18 e 30 anos. “Esta é uma ação pontual voltada para os homens que fazem tratamento no CAPS e tem como objetivo cuidar da saúde integral do paciente. Estendemos os cuidados para a saúde física, muitas vezes debilitada pelo uso e abuso de álcool e outras drogas”, explicou.

Fazem parte das ações, palestras aos pacientes e seus familiares sobre drogas, DSTs/AIDS, câncer de próstata. Está sendo ofertada ainda a possibilidade de realizar exames para detectar precocemente, prevenir e iniciar o tratamento de possíveis casos de câncer de próstata. Para avaliar as condições clínicas, foram disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial, vacinação, verificação da taxa de glicemia, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite C; além é claro, da rotina de consultas com médico psiquiátrico, psicólogo, e apoio de serviço social.

O atendimento está sendo feito junto aos pacientes já em tratamento. No entanto usuários que ainda não estejam inseridos no quadro de pacientes, e necessitam buscar qualquer procedimento no local, podem procurar um Caps mais próximo de sua residência que a unidade realizará o encaminhamento de acordo com sua necessidade. Outros pacientes podem procurar qualquer unidade básica de saúde, durante todo o mês de novembro, muitas ações estão sendo realizadas nessas unidades.

Próstata – É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.