Campanha incentiva contribuinte a doar parte do IR ao Fundo da Criança...
Adventista



Campanha incentiva contribuinte a doar parte do IR ao Fundo da Criança e do Adolescente

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Assessoria.

Os contribuintes vão ter a possibilidade de doarem parte do que pagaria do imposto de renda ao Fundo de Direito da Criança e do Adolescente que financia projetos sociais de atendimento a população infanto-juvenil de Rondonópolis. O lançamento para promover a arrecadação de recursos destinado ao fundo municipal foi realizado na noite desta terça-feira (14) no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis.

O evento teve início com a apresentação de crianças que participam dos projetos sociais da Associação Kobra. Durante o lançamento,  o auditor fiscal da Receita Federal Renato Moreira ministrou uma palestra e explicou o procedimento de como o contribuinte pode fazer a doação.

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social Márcia Rotili explicou que a doação não tem custo adicional ao contribuinte.

“A campanha do Fundo da Criança e do Adolescente de arrecadar o imposto devido é importante porque ao invés do dinheiro ir para Brasília você tem a opção de deixar o dinheiro em Rondonópolis e fazer o investimento em projetos sociais. Este investimento permite que os projetos sociais sejam melhores, tenham mais qualidade e ajude a prevenir que crianças e adolescentes não estejam em situação de vulnerabilidade,” explicou Márcia Rotili.

O fundo é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para o presidente Wellington Souza a expectativa que este ano cresça o número de doações.

“Esse recurso é gerido através de deliberações para projetos com entidades que trabalham com crianças e adolescentes do nosso município. A expectativa é muito positiva, a adesão por parte dos contadores foi muito grande, mais de 150 contadores aderiram a campanha vieram com a Receita Federal e o Ministério Público se dispôs a nos orientar e conduzir,” destacou o presidente.

O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Aluísio Rodrigues da Silva explicou destacou a importância da campanha.

“Nós estamos aqui para lançar a campanha de destinação dos recursos para as associações do adolescente e da infância aqui na nossa cidade, a importância está associada às pessoas que vão fazer a declaração do imposto de renda de pessoa física no modelo completo que deverão destinar deste montante devido 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente. Até o dia 30 de abril fazer a declaração do imposto de renda pessoa física e até o mês de julho a declaração do imposto de renda da pessoa jurídica,” explicou Aluísio.

A ação é realizada por meio da Prefeitura de Rondonópolis, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Ministério Público, Receita Federal, entre outros.