Campanha contra o câncer de mama reúne centenas em Várzea Grande
Fullbanner1

Fullbanner2


Campanha contra o câncer de mama reúne centenas em Várzea Grande

Fonte: Assessoria
SHARE
O objetivo é alertar e conscientizar às mulheres contra o câncer de mama. Foto: Assessoria.

O mês de outubro chegou e, com ele, a programação especial da Prefeitura de Várzea Grande pelo Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Centenas de pessoas realizaram o ‘Abraço Rosa’ e participaram da formação de laço humano, símbolo da Campanha de combate ao câncer de mama no Mundo, Brasil e em Várzea Grande. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (03), em frente ao Paço Municipal. A ação fez parte do projeto “Um Toque de Amor – Previna-se”, organizado pela prefeitura em alusão à campanha mundial Outubro Rosa. O objetivo é alertar e conscientizar às mulheres contra o câncer de mama, que corresponde aproximadamente a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino.

Em pronunciamento, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos afirmou que o município está preparado para acolher as mulheres e a ajudá-las a cuidar da saúde e a prevenir o câncer. “A nossa Rede está com toda sua estrutura à disposição, investindo principalmente na prevenção, mas também preparada para dar o suporte médico necessário às mulheres que, porventura, precisarem de tratamento para o câncer de mama”, declarou. Lucimar ressaltou ainda a importância de todos estarem unidos por essa mobilização. “Temos um calendário de atividades durante todo o mês que está só começando, o momento é de união em prol de uma causa maior”, disse.

Conforme a prefeita é preciso que todos tenham consciência de que na atualidade, a prevenção é um dos mais importantes aliados para se enfrentar toda possível doença, lembrando que os índices de cura para qualquer uma delas chega a mais de 90% se forem tratados logo no início, o que só pode acontecer se mulheres e homens fizerem constantemente exames de prevenção, não apenas contra o câncer de mama, mas também contra todas as doenças.

Ao longo de todo o mês, o Paço Municipal Couto Magalhães sede administrativa da Prefeitura, terá iluminação externa na cor rosa.

Unidades de Saúde e serviços de atendimento à comunidade oferecerão diversas palestras e atividades de conscientização sobre a importância de realizar o autoexame das mamas, método que auxilia no diagnóstico precoce da doença e com isso, colabora para aumentar as chances de cura. As unidades de saúde se integram ao movimento e realizam um trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.

“Durante esse mês de outubro, todos os serviços da Rede Municipal de Saúde irão desenvolver atividades educativas e assistenciais alusivas à temática, como a ampliação da oferta de consultas com mastologistas, intensificação do exame clínico na Atenção Básica, palestras, articulação intersetorial e com parceiros no desenvolvimento das atividades educativas”, explica o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

As unidades de saúde também têm cada uma, um dia especial dedicado às mulheres. O preventivo de câncer de colo de útero será realizado com livre demanda, sem necessidade de agendamento. Já as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, poderão se dirigir às unidades de saúde mais próximas de suas casas para consulta médica e agendamento a mamografia de rastreamento. Esses exames serão intensificados em especial no mês de outubro.

A secretária adjunta da OAB/VG, Julieta Marinho Pires, deu um depoimento sobre a experiência pessoal dela com o câncer de mama. “Passei por esse problema de saúde e, graças a Deus, estou curada. Não é fácil receber este diagnóstico. Nessa hora, a gente pensa que vai morrer, mas precisa levantar a cabeça e pensar que vai conseguir superar, assim como tantas pessoas já conseguiram. O Outubro Rosa também é importante para levar essa mensagem para tantas mulheres que estão vivendo isso”, relatou.

Otimismo e fé são características da personalidade de Maria Filomena dos Santos, 52 anos. Foi assim que encarou o tratamento de câncer de mama: com alto astral. Logo que sentiu algo diferente no seio, ao fazer o autoexame, foi ao posto de saúde, que a encaminhou ao hospital especializado. Mesmo no período das sessões de quimioterapia, não deixava de ir trabalhar. Sempre alimentava com comida saudável para ajudar no tratamento. “Eu vejo a vida como antes. Passeio, vou aos bailes da igreja para dançar, me divirto”, diz, com um grande sorriso. A vaidade nítida na senhora de unhas pintadas com esmalte brilhante mostra que a vida, para ela, não parou e não parará tão cedo.

Com o objetivo de aumentar a cobertura e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, a prefeita autorizou a organização de um novo fluxo para acesso da mamografia, intensificando as ações preventivas que já acontecem na Atenção Básica. Para a marcação direta dos exames é necessário apresentar os seguintes documentos: requisição de mamografia emitida pelo SUS, cópias de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

O evento contou com a participação de alunos de Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) nas apresentações artísticas, culturais, da Banda Municipal e Coral da Prefeitura.

Participaram do evento também autoridades dos poderes executivo, legislativo, judiciário – municipal e estadual – militares, religiosas, empresariais, instituição bancária, Associação Comercial e Industrial do Cristo Rei, servidores públicos e famílias varzeagrandenses.

Outubro Rosa
É um movimento nascido nos Estados Unidos na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Anualmente, nesta data, eventos são realizados visando conscientizar e melhor informar a população sobre a doença.

Montreal