Câmara homenageia os 60 anos de fundação da Universidade Federal do Pará
Supermoveis

Fullbanner2


Câmara homenageia os 60 anos de fundação da Universidade Federal do Pará

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

Os 60 anos da inauguração da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram homenageados nesta quarta-feira (14) em sessão solene da Câmara dos Deputados.

O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), autor do requerimento para a solene, destacou a importância da UFPA no cenário nacional. “É uma das maiores universidades do Trópico Úmido, e que conta hoje com mais de 50 mil pessoas entre professores, técnicos e alunos de Belém e do interior do Pará”. O deputado ressaltou, também, a colaboração expressiva da Universidade para o desenvolvimento da Amazônia.

O deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), reitor da UFPA no período de 1989 a 1993, avaliou que nos últimos 30 anos a Universidade teve um crescimento tanto qualitativo quanto quantitativo. “Um dos motivos mais importantes para esse crescimento foi o trabalho de interiorização que a universidade realizou”.

O atual reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, também destacou o sucesso da ampliação da universidade para outros municípios. “Fazer da UFPA uma universidade multicampi foi um dos maiores desafios e um dos projetos mais exitosos da UFPA. Hoje, possuímos Campi em 12 municípios”. Tourinho também disse que o modelo está servindo como inspiração para outras instituições crescerem.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, citou o papel transformador que a universidade tem em uma região como a Amazônia, cuja imensidão condena comunidades inteiras ao isolamento geográfico.

Origens
A Universidade Federal do Pará foi criada em 2 de julho de 1957. Ela congregou as faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.

Atualmente, a Universidade Federal do Pará é uma instituição federal de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Montreal