Câmara homenageia os 195 anos de fundação da associação maçônica Grande Oriente...


Câmara homenageia os 195 anos de fundação da associação maçônica Grande Oriente do Brasil

0
Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
COMPARTILHE

A Câmara homenageou nesta sexta-feira (16), em sessão solene, os 195 anos do Grande Oriente do Brasil (GOB). A homenagem foi solicitada pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

O Grande Oriente do Brasil é a mais antiga associação maçônica brasileira, fundada em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, Esperança de Niterói e União e Tranquilidade.

Ideias renovadoras
Representando o deputado Nelson Marquezelli, Izalci Lucas (PSDB-DF) presidiu a sessão e destacou a importância da instituição.

“O principal objetivo do Grande Oriente, em nossa nação, foi a emancipação política do Brasil. E teve, sem dúvida alguma, papel predominante para realização desse fato”, destacou Lucas.

Ele disse também que o Grande Oriente trouxe ao País ideias renovadoras sobre mercado e maior entendimento das culturas do mundo.

Valores inspiradores
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou que hoje no Brasil existem mais de 2 mil lojas maçônicas e milhares de filiados. Ele ainda destacou os valores inspiradores dos maçons: “Aprimoramento individual, tolerância, amor à família, solidariedade, moral e justiça. São valores fundamentais para a formação de uma sociedade democrática e pacífica”.