Câmara dos Deputados participa do Campus Party Brasília a partir desta quarta-feira


Câmara dos Deputados participa do Campus Party Brasília a partir desta quarta-feira

0
Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
COMPARTILHE

A Câmara dos Deputados participa, de 14 a 18 de junho, do Campus Party Brasília 2017 – evento tecnológico que reúne jovens geeks em atividades que envolvem inovação, ciência, empreendedorismo, criatividade e universo digital.

A programação conta com palestras, workshops, hackathons, bancadas e networking.

O Campus Party Brasília 2017 aguarda mais de quatro mil participantes e 40 mil visitantes. O evento será no Centro de Convenções Ullysses Guimarães.

Participação da Câmara
Durante o evento, a Câmara vai apresentar dois novos portais – Desafio e Dados Abertos. O portal Desafio convida a sociedade a participar da resolução de problemas do Poder Legislativo, por meio de concursos de soluções, abertos à participação de qualquer cidadão, empresa ou grupo, com premiações para os primeiros colocados.

Com este formato, a Câmara espera fomentar a inovação, aproveitar melhor as diversas ideias propostas e promover maior participação da sociedade na gestão da Casa. Na ocasião, serão lançados dois concursos.

O portal Dados Abertos, que substitui a página Dados Abertos do portal institucional, reúne listas e conjuntos de dados sobre órgãos e assuntos da Casa: bancadas, deputados, eventos, legislaturas, partidos, proposições, referências e cota para exercício da atividade parlamentar.

Por meio dos dados abertos, por exemplo, o cidadão pode utilizar uma planilha eletrônica e verificar qual deputado produz mais proposição sobre um determinado tema.

Palestras
– dia 15/6, às 18h30, no palco Inovação: “Decodificando a Democracia – Dados Abertos e Desafio” – Um bate-papo entre a Câmara e a comunidade de desenvolvedores da Campus Party Brasília sobre as grandes questões da fusão entre a política e a tecnologia.

- dia 16/6, às 15h30, no palco Inovação: “Hackeando a Câmara dos Deputados por uma democracia em evolução” – Palestra sobre a história e a atualidade do Laboratório Hacker da Casa, que desde 2013 vem fazendo serviços, produtos e debates para aumentar o envolvimento e participação direta do cidadão nas decisões do parlamento brasileiro.

Workshops
– dia 15/06, às 14h30: “Mineração cidadã com os Dados Abertos da Câmara” – Neste evento, a Câmara apresentará um portal e uma nova arquitetura de dados para seu serviço de Dados Abertos, com várias novidades técnicas para facilitar a utilização por desenvolvedores e até por pessoas com conhecimentos básicos de informática.

- dia 16/06, às 15h30: “Machine learning – padrões no jogo político” – Serão debatidos técnicas e pequenos exemplos sobre os dados de votações da Câmara para visualização, redução de dimensionalidade, clusterização e identificação automatizada de correlações, que podem ser usadas em aplicações de inteligência artificial voltadas à análise do sistema político brasileiro.

Saiba mais informações sobre a participação da Câmara dos Deputados no Campus Party Brasília 2017.