Câmara de Caprinos e Ovinos avalia Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018
Supermoveis


Macropel

Câmara de Caprinos e Ovinos avalia Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018

Fonte:
SHARE

Brasília (03/07/2017) – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) debateu pontos do recém-lançado Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 para o desenvolvimento do setor da ovinocaprinocultura. 

De acordo com os representantes, após anos de tentativas, o financiamento de custeio para retenção de matrizes ovinas e caprinas foi contemplada como Norma Transitória, com juros de 8,5%, limite de até R$ 3 milhões e prazo de dois anos para pagamento. 

Além disso, a linha esta enquadrada dentro do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e do Inovagro – programa de financiamento de inovação tecnológica. 

“Os pleitos do setor foram atendidos, mas a proposta de linha para custeio do setor de lã ainda está sendo avaliada pelo Ministério da Fazenda, de acordo com o preço mínimo”, afirmou o assessor técnico da Comissão Nacional de Caprinos e Ovinos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rafael Linhares. 

A Câmara Setorial também discutiu a revisão do Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos (PNSCO), que prevê ações de vigilância epidemiológica e defesa sanitária no rebanho brasileiro. 

“O Mapa constituiu um Grupo de Trabalho para revisar o programa, que deve contemplar adequações no cadastro, medidas sanitárias de diversas doenças e uma Instrução Normativa específica para Scrapie (doença infecciosa que atinge ovinos e caprinos)”, disse Linhares.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA 
instagram.com/SistemaCNA

Montreal