Câmara amplia o debate sobre segurança pública
Adventista

Fullbanner1


Câmara amplia o debate sobre segurança pública

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

A Câmara de Vereadores realizou nesta terça-feira (28) audiência pública para debater a situação da segurança pública em Rondonópolis e também na região. A audiência atendeu um requerimento do vereador Subtenente Guinancio e contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade e do aparelhamento da segurança pública em Rondonópolis.

Entre os presentes estavam o próprio proponente da audiência, os vereadores Jailton do Pesque Pague (PSDB) e Orestes Miraglia (SD);  o tenente coronel do 18º GAC, Genésio  de Souza  Júnior; o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major Cândido;  o superintendente da PRF, Aristóteles Cadidé; Tenente Xavier, representando o comando do Corpo de Bombeiros, a secretária da Assistência Social do município, Márcia Rottili; o coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública, Valdemir Castilho, o Biliu;  Juarez Orsolin, presidente da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis e de Jairo Vicente do Conselho de Segurança, além do delegado da Polícia Civil, João Paulo Farias.

O debate abordou os principais temas  da segurança e os moradores presentes tiveram direito a uso da palavra e a fazer questionamentos, muitos temas chamaram a atenção como a política de combate às drogas, a situação do socioeducativo, e principalmente a violência nos bairros e a situação dos assaltos no município e região.

O vereador Guinancio destacou que a ideia da audiência é justamente debater o problema, e destacou a necessidade do município ter projetos e ações no que tange a segurança, até mesmo para que no futuro se receba recursos específicos para o setor. “As pessoas querem ter a sensação de segurança, muitas vezes as pessoas ignoram os dados e a estatísticas”, destacou o parlamentar.

O vereador Jailton do Pasque Pague enumerou que o grande problema é que a cidade está no polo de 18 municípios e destacou que o grande problema da segurança pública no município está sendo as drogas.

Orestes Miriglia destacou que as polícias tem se esforçado para combater a violência, mas é preciso rever a questão da Justiça; “ A polícia vai lá e prende e depois a Justiça solta, isso precisa ser estudo a fundo,  esse é outro problema”, disse o vereador.

A audiência foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, no youtube.