Cadidé sugere medidas austeras e enxugamento da máquina pública nesse final de...
Supermoveis


Macropel

Cadidé sugere medidas austeras e enxugamento da máquina pública nesse final de gestão

Fonte:
SHARE

Ailton Lima

O vereador Aristóteles Cadidé (PDT), fez um aparte durante o pronunciamento do vereador Thiago Muniz na Sessão Ordinária d Câmara Municipal desta quarta-feira (30) e sugeriu um enxugamento da máquina administrativa municipal nesse final de ano, quando muitas secretarias consideradas ‘meio’, ficam praticamente inativas, mas gerando custos ao erário público, como é o caso das secretarias de; Habitação, Ação Social, e diversas outras.

Segundo o vereador, a Câmara Municipal inclusive, já aprovou um Projeto de Lei que garante essa pratica de enxugamento, onde um secretário poderia acumular a titularidade mais de uma secretaria por um período de três meses, enxugando gastos e diminuindo o tamanho da máquina administrativa num período crítico como esse onde o gestor precisa fechar suas contas e atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Nós abemos que a máquina pública esta passando por muitos problemas administrativos, não somente em Rondonópolis, mas no estado e no país inteiro. Então enxugar e adotar práticas austeras é muito importante para qualquer gestor. Especialmente nós aqui de Rondonópolis, que temos o dever de zelar pela aplicação dos recursos públicos; e tem muitas secretarias que já não estão no mesmo ritmo administrativo desde há muito tempo, até porque é final de mandato, já desacelerou e isso é um processo natural e até normal. Mas o prefeito está mantendo esta estrutura com todos os secretários e as mesmas despesas. Então eu vejo que seria importante para o mês de dezembro, reduzir essa estrutura atualmente com 15 secretarias para a metade, ou umas cinco ou seis pra que o município possa economizar e poder fechar suas contas. Como estas secretarias não estão mais no seu ritmo normal de trabalho, não tem mais convênios a celebrar ou cumprir, obras a entregar etc., não se justifica a manutenção de cargos de secretário e subsecretários nomeados, podendo esta pastas serem acumuladas por um secretário apenas. Então eu fiz esse aparte na fala do Thiago Muniz para que ele encaminhe essa sugestão ao prefeito e ele possa economizar recursos públicos. Então nós temos que gastar menos para que o município possa gerir os seus recursos”, finalizou.

A reportagem ouviu o vereador Thiago Muniz que concordou com a fala do colega e se comprometeu em levar essa sugestão ao prefeito municipal Percival Muniz.

Montreal