BR-364 terá interdição total por quatro noites a partir de quinta-feira
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BR-364 terá interdição total por quatro noites a partir de quinta-feira

Fonte: Da redação
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O tráfego será totalmente interditado na BR-364, na região de Jangada, por quatro noites para atividades de recuperação da ponte sobre o ribeirão Ferrugem (km 474). A medida adotada pela Rota do Oeste é indispensável para garantir a eficácia do serviço e a segurança dos usuários e funcionários que atuam na obra. A primeira interrupção total do tráfego será realizada em 24 de maio (quinta-feira), das 20h às 2h. O fechamento da pista conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, orienta os motoristas a programarem a viagem e evitar o trecho nos dias com interdição, uma vez que a possibilidade de passagem nas noites com serviços de concretagem é nula. “Para eficiência da obra não pode haver vibração na ponte. Além disso, a atividade demanda a movimentação de maquinários pesados na região e o fechamento da pista favorece ainda a segurança de todos”, explica.

A sugestão de rota alternativa para veículos de passeio é a passagem pela rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010), também conhecida como Estrada da Guia. Com relação aos caminhões e carretas, a recomendação aos motoristas é que procurem uma parada segura para descansar. “Com a programação, o motorista evita ter que ficar parado na rodovia durante o período da obra”, explica.

Programação – As outras paralisações de tráfego serão realizadas em 29 de maio, 7 e 14 de junho, sempre das 20h às 2h.  Como forma de alertar os usuários, a Concessionária faz a comunicação das intervenções por meio de placas e avisos nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs) ao longo da rodovia.  Quem tiver dúvida quanto a data e horário também pode entrar em contato com a Rota do Oeste por meio do 0800 065 0163.

A região da ponte sobre o ribeirão Ferrugem, km 474, conta com mudança no tráfego desde 24 de abril, quando tiveram início as obras de recuperação emergencial da barreira de segurança em concreto tipo New Jersey.

Como a ponte fica em uma região de fluxo intenso, em uma descida e a redução da velocidade é muito importante, a Rota do Oeste instalou uma sinalização diferenciada nos dois sentidos, com inclusão de lombadas, sonorizadores. As medidas foram adotadas para evitar acidentes. Por isso, é fundamental que os motoristas sigam as orientações.

Pacote de obras – Esta é a terceira etapa de recuperação de pontes realizada pela Concessionária, entre Várzea Grande e Rosário Oeste, com a finalidade de ampliar a vida útil das estruturas. A recuperação da estrutura sobre o ribeirão Ferrugem prevê a construção de seis novas vigas de travamento, que darão suporte para instalação da nova barreira em concreto.

A primeira etapa de recuperação contemplou a ponte sobre o córrego Guanandi, no km 513 da BR-364, em Rosário Oeste. Na sequência, a Concessionária atuou na revitalização da ponte sobre o Carandazinho (km 529, em Rosário Oeste).  A Rota do Oeste prevê ainda obras na ponte sobre o rio Pari (km 440, em Várzea Grande).