Beto do Amendoim apresenta projeto de instalação de semáforos com alarme
Fullbanner1

Fullbanner2


Beto do Amendoim apresenta projeto de instalação de semáforos com alarme

Fonte: Thiago Mattar
SHARE
O vereador Beto do Amendoim (PSL) propôs semáforos com sinais sonoros. Foto: arquivo.

Para beneficiar portadores de deficiência visual, o vereador Beto do Amendoim (PSL) apresentou, na sessão da Câmara de Rondonópolis desta quarta-feira (30), o projeto de lei n°11/2017 que autoriza o Poder Executivo a instalar semáforos com sinais sonoros nas principais vias do município.

Segundo o primeiro artigo do texto, os semáforos que não possuem os sinais sonoros são considerados impróprios e inadequados, sujeitando os particulares responsáveis pela instalação ou manutenção às penalidades do Código de Defesa do Consumidor.

Cada vez mais comum em grandes cidades do país como Campinas (SP), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG), os sinais sonoros são como alarmes, e essenciais para alertar os portadores de deficiência quanto à sinalização. A implantação dos mesmos em algumas cidades refletiu em eficiência na prevenção de acidentes durante a travessia de pedestres.

O valor total do investimento que seria feito pela Prefeitura de Rondonópolis não é previsto no texto, mas o documento pontua que as despesas decorrentes da presente Lei correriam por conta de dotação orçamentária própria, podendo ser suplementadas se houver necessidade.

Montreal