Balanço final revela crescimento de mais de 130% no número de atendimentos
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Balanço final revela crescimento de mais de 130% no número de atendimentos

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
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O balanço final da 10ª edição do Ribeirinho Cidadão, realizado entre os dias 1º e 20 de fevereiro, revelou um total de 25,8 mil atendimentos efetuados ao longo dos 20 dias de expedição, o que representa um aumento de 132% quando comparado à nona edição do projeto, que totalizou 11,1 mil atendimentos e procedimentos. Coordenado pelo Defensor Público Air Praeiro Alves e pelo Juiz de Direito, José Antônio Bezerra Filho, o Ribeirinho Cidadão tem por intuito prestar assistência jurídica e social integral e gratuita à população que reside às margens dos rios de Santo Antônio de Leverger a Poconé.

Somente a área médica foi responsável por 18.443 atendimentos, bem como pela distribuição de 58, 1 mil medicamentos. Já na assistência jurídica, que engloba serviços Notariais e Registrais, foram 2.544 atendimentos e na parte da cidadania, 4.870.

Além disso, foram retiradas 13,2 toneladas de lixo das margens dos rios. O entulho foi recolhido pelos próprios moradores que, mediante a entrega do material, recebiam agasalhos, bermudas, cobertores e toalhas doadas pela Receita Federal, que totalizaram 4 toneladas, bem como mudas de plantas frutíferas e nativas cedidas pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam). No total foram distribuídas 2 mil unidades. Também foram doados 2.380 brinquedos, arrecadados mediante uma ação entre amigos de iniciativa do Tribunal de Justiça.

“No ano passado conseguimos atingir dez mil atendimentos em 17 dias de trabalho no Ribeirinho Cidadão IX. Em 2017 já nos aproximávamos deste número em apenas dez dias do trajeto terrestre, superando todos os parâmetros estabelecidos por nossa equipe. Por isso a Defensoria tem como muito feliz a incorporação da Caravana da Transformação ao Ribeirinho Cidadão, duas ações que distendem as mãos do Poder Público para os que não possuem condições econômicas satisfatórias de buscarem os serviços postos aos brasileiros”, comemorou Air Praeiro.

A 10ª edição 

Divididos em duas etapas, terrestre e fluvial, os atendimentos foram realizados em cerca de 70 comunidades e contaram com o envolvimento de 205 profissionais entre defensores, juízes, médicos, oftalmologistas, dentistas, assistentes sociais e outros profissionais aptos a solucionar questões jurídicas e sociais.

Durante todo Ribeirinho foram emitidos documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho e CPF e doados óculos, medicamentos, brinquedos e peças de vestuários, estas cedidas pela Receita Federal e distribuídas à população mediante entrega de lixo retirado das margens dos rios. Também foram realizadas dinâmicas de educação ambiental.  

Idealizado pela Defensoria, o Ribeirinho Cidadão X foi realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com apoio do Governo do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, INSS, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Incra, Secretaria Estadual de Segurança Pública e de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, SAMU, Sesc Pantanal, Funasa, Prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, Comando-Geral da Polícia Militar do Estado, Doctor Master Medicamentos Odontológicos, Comércio de Medicamentos DMC, distribuidoras de medicamentos Mega Farma e Quality Farma, Colônia de Pescadores Z5, AMEC e médicos voluntários.