Avaliação do Plano Municipal de Educação é realizada em Pedra Preta


Avaliação do Plano Municipal de Educação é realizada em Pedra Preta

0
Fonte:
COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Pedra Preta, por meio da Secretaria Municipal de Educação deu início na noite desta terça-feira (27/06), a 1ª Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) para o decênio de 2015 a 2025. Essa avaliação vai garantir o cumprimento das 13 metas e 166 estratégias organizadas em ordem cronológica objetivando o norteio das diretrizes na educação do município durante a vigência do plano. O processo de avaliação segue hoje durante todo o dia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedra Preta.

O PME é um planejamento que é realizado com participação de todos os segmentos governamentais e não governamentais. É um documento que contém metas e estratégias propostas a curto, médio e longo prazo a Educação no município para os próximos dez anos.

Durante a abertura houve apresentações culturais e uma breve apresentação do que é o PME e de que forma ele contribui com a educação do município.  Além votação das estratégias e metas que serão discutidas e votadas em um fórum nesta quarta-feira (28/06), o fórum é composto por representantes da Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, sociedade civil e Assessoria Pedagógico do Município.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria da Cruz essa é a primeira vez que o plano é avaliado desde que implantado no município em 2015, e a participação do governo e sociedade civil, pais, alunos e todos os profissionais da educação é fundamental para propor e definir políticas públicas para setor. “Já se passaram dois anos desde que o PME foi colocado em prática em nosso município, e essa avaliação é necessária, pois é por meio dela que podemos descobrir o que foi feito até agora e que estratégias podemos aplicar para cumprir algumas metas que não foram feitas nesse período. Nosso propósito é ofertar uma educação de qualidade para toda população, e seguindo o plano esse objetivo se torna possível”, disse Maria da Cruz.

Para o professor e coordenador Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Paulo Roberto Santana Júnior o evento é um esforço da Prefeitura e Secretaria de Educação em avaliar o PME com o objetivo de melhorar a oferta de educação no município. “Esse momento é de extrema importância porque podemos refletir sobre o que foi efetivamente cumprido, o que não foi, e o que precisa ser corrigido. Se queremos colher resultados ao final do plano é necessário fazer esse acompanhamento para fortalecer nossas ações e alcançar os objetivos”, destacou o professor.