Assistência Social eleva novamente os indicadores do município junto ao MDS
Supermoveis

Fullbanner2


Assistência Social eleva novamente os indicadores do município junto ao MDS

Fonte:
SHARE
Foto: Assessoria

O município de Primavera do Leste, mais uma vez é destaque nos índices que apontam a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social. Em dezembro de 2015 o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome disponibilizou através do relatório de informações socais, os indicadores do IGDSUAS-M (Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social Municipal e o IDCRAS Médio.

De acordo com a divulgação dos números, houve uma elevação dos indicadores do município, que mesmo em meio ao atraso de repasses federais e o momento delicado que atravessa a economia do país, conseguiu superar as expectativas previstas para o ano de 2015.

O IGDSUAS é o instrumento de aferição da qualidade da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no âmbito dos municípios, DF e estados, e mede o resultado da gestão descentralizada do SUAS com base na atuação do gestor, na implementação, execução e monitoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, bem como na articulação intersetorial.

A avaliação do IGDSUAS é de 0 à 1 e a avaliação de Primavera do Leste passou de 0,94 para 0,98.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Márcia Ferreira de Pinho Rotili, com o resultado crescente do IGDSUAS, será possível a melhora do repasse financeiro enviado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e, consequentemente, a melhoria na qualidade dos serviços prestados. “Em todo o Estado, não encontramos índices assim. Primavera do Leste, com certeza vem se destacando à cada ano, na execução de programas e projetos voltados à Assistência Social” destacou.

Sobre os atrasos de repasses de recursos federais, a Secretária relata um atraso considerável, “para tomarmos como referência, temos o repasse referente ao IGD, que recebemos apenas as parcelas referentes ao mês 04/2015 no dia 08 de dezembro, e assim houveram atrasos nos repasses de todas os outros recursos para a execução dos programas e projetos, que variam em atrasos maiores e menores, mais nenhum recurso foi depositado em dia”, informou a secretária.

Outro índice que teve alta foi o IDCRAS Médio, que também tem a avaliação máxima de 01 ponto e neste índice o município de Primavera do Leste conquistou a nota máxima. Em comparativo com alguns municípios do Estado, podemos destacar os índices de Alto Araguaia IGDSUAS 0,90; Campo Verde; IGDSUAS 0,87; Lucas do Rio Verde IGDSUAS 0,81.

“Trabalhamos para que possamos oferecer serviços de qualidade à população, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, informou Márcia. “Temos equipes competentes e a autonomia da gestão do Prefeito Érico Piana, para que os recursos sejam aplicados onde estão as necessidades sociais”.

Confira a evolução do IGDSUAS em Primavera do Leste

Montreal