Ariel Venâncio se consagra como a melhor bailarina do Fendafor
Adventista



Ariel Venâncio se consagra como a melhor bailarina do Fendafor

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Ariel Venâncio durante apresentação em Fortaleza. Por Hugu Silveirados.

A bailarina da Academia Líder de Artes, Ariel Venâncio, conquistou o título de “Melhor Bailarina” do 18º Festival Internacional de Dança de Fortaleza – FENDAFOR”, um dos maiores Festivais de Dança do Brasil, realizado na cidade de Fortaleza, Ceará. Os palcos desse grande evento foram os do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Teatro José de Alencar.

O grupo de dança da Líder passou 11 dias, entre cursos, ensaios e competição assistindo à diversos trabalhos apresentados da categoria baby ao avançado, neste evento que reuniu os Estados de Ceará, Bahia, Pará, Paraíba, Rio do Grande do Norte, Pernambuco, São Luiz do Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Vitória, Piauí, Sergipe e Mato Grosso. O evento reuniu diversas linguagens de dança, trazendo do popular ao clássico em diversas categorias.

A programação que começou no dia 25 de junho seguiu até este neste domingo (08) com a noite dos campeões, mas para a bailarina de Rondonópolis, Ariel Venâncio, considerada a MELHOR BAILARINA do Festival, rendeu diversas premiações que a elevará ainda mais na carreira profissional. Ariel classificou-se me Primeiro lugar no Solo Contemporâneo Avançado Feminino (Em cena, coreógrafo Fabiano Lima); no Solo Jazz Feminino Avançado (One night only – Coreógrafa Moira Osório)e no Solo Clássico Livre Avançado Feminino (Princesa Hindu, coreógrafa Gisela Vaz). No Ballet Clássico de Repertório a bailarina conquistou o terceiro lugar, dançando “Entrée de Kitri”.

Depois de conquistar as classificações os jurados lhe concederam excelentes premiações como o PRÊMIO DE RESIDÊNCIA SUÍÇA BADEN, da Cia Tanztheaterbaden, com direção da maitre Cristina Segedi. Esse prêmio oferece residência artística coreográfica de duas semanas em Baden na Suíça, para a bailarina Ariel Venâncio que participará da criação do novo Ballet da Companhia, que será estreado no Brasil, Fendafor 2019, criando assim um intercâmbio entre Brasil e Suíça. Ariel terá alojamento em todo o período. Além deste, Ariel Venâncio ganha isenção de taxa para dançar na quinta edição do Prêmio Onça Pintada, no Teatro Glauber Rocha em Maio de 2019 da Delegada de Mato Grosso do Sul (CBDD) Neide Garrido, um Prêmio oferecido para solista de clássico revelação do Fendafor. Também ganhou da Delegada do CBDD de Minas Gerais, Cristina Helena, gratuidade dos cursos que no Concurso Municipal de Belo Horizonte que acontece no Teatro Municipal Vascos Nunes em Maio de 2019. Isenção de taxa e ajuda de custo no valor de 500,00. Ariel Venâncio ganhou desconto de 20% no SUMMER BRASIL 2019 da Cia de Ballet do Rio de Janeiro ( 02 semanas).

O Prêmio da Revista Dança Brasil para os melhores bailarinos do FENDAFOR 2018 é ter o perfil publicado com foto na Revista Dança Brasil. Ariel Venâncio e outro bailarino foram agraciados com esse prêmio que se estendeu também ao melhor grupo do FENDAFOR. Mas a Academia Líder de Artes levou outros trabalhos e classificaram entre os melhores.

A bailarina Paola Delgado Rezende classificou-se em Terceiro Lugar no Solo Clássico Livre Juvenil Feminino (No meio das águas, coreógrafa Sarah Jane Venâncio); Terceiro Lugar no Duo Contemporâneo Avançado com José Erinaldo e Wualison de Jesus (Baltazar – Coreógrafo Fabiano Lima) e Terceiro Lugar no Conjunto Contemporâneo Avançado (Terra Árida, coreógrafa Yasmine Venâncio Zaher).

A organizadora do evento, Janne Ruth também professora, coreógrafa e fundadora do Festival disse que a edição foi muito proveitosa, confirmando a consagração deste evento que bate recordes há algum tempo no Nordeste e no Brasil. “Este ano reunimos muitos grupos de diversas localidade, mas o Mato Grosso teve muito destaque. Dentre 2.754 bailarinos, Ariel foi a melhor, ganhando residência e bolsas de estudos no exterior. Foi uma participação ímpar. A Academia Líder de Artes está de parabéns”, destacou a organizadora.

O evento contou com vasta programação incluindo ao todo 270 apresentações, rede de negócios, 50 pessoas envolvidas na organização, 32 cursos, 46 municípios, 80 convidados e participações internacionais.

Para Sarah Venâncio, professora e coordenadora da Academia Líder, o evento foi muito rico, oferecendo oportunidades incríveis aos participantes. Conhecendo diversos Festivais no país, para ela o FENDAFOR encontra – se entre os melhores, numa das cidades mais lindas do país. Sarah comenta que todas as experiências valeram a pena, restando admiração e os parabéns aos organizadores do Fendafor em especial a Janne Ruth, diretora geral e sua filha Kaira, responsável pela Direção Artistica. Tendo sido organizadora do Festival Matogrossense Encontro da Dança por 11 anos, Sarah sabe das dificuldades e desafios da gestão de um evento de grande porte e é perceptível a alegria e a admiração dos participantes e convidados durante o Fendafor, pois ouviu de muitos diretores elogios nos bastidores do evento. O Prêmio Maitre Destaque também foi indicado para Sarah Jane Venâncio da Academia Líder de Artes!

Os bailarinos José Lima e Wualison de Jesus contaram com o importante apoio da Iguaçu Máquinas e do Posto Fórum, além do apoio dos pais e da Academia Líder de Artes que garantiram a viagem destes artistas que são professores de Danças Urbanas, embora tenham apresentado trabalhos na linha do comtemporâeo. Todos os bailarinos rondonopolitanos da Academia Líder de Artes retornam fortalecidos e motivados já se preparando para novos desafios.