Apor abre mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama
Adventista



Apor abre mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama

Fonte:
SHARE
Foto: Internet

A Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor)  abriu oficialmente o mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama, o “outubro rosa” , nesta segunda-feira. Em um evento para a imprensa, pacientes, colaboradores e voluntários.

A palavra prevenção foi a mais lembrada por todos no local e mostra que ainda há muito a se fazer no combate ao Câncer de Mama, inclusive no que tange a informações sobre a doença.

O médico patologista Marcos Michel Gromowski  destacou que o câncer de mama tem números preocupantes no Brasil.  Ele argumentou que dos 600 mil novos casos de câncer previstos no Brasil, pelo menos 60 mil são de mama.

No entanto, explicou que quando há o diagnóstico precoce, há muita possibilidade de cura e tratamento. “Não é uma sentença de morte, como muita gente pensa”, disse. O índice de cura pode chegar a 95% quando a doença é detectada no início.

O presidente da Apor, Flávio Rocha, explicou que em Rondonópolis, a entidade conta com estrutura para a realização do exame de mamografia, o principal para o acompanhamento da doença. No local são feitos em média 400 exames por mês, atendendo a demanda da cidade e região.  Ele ainda explicou que os recursos para a manutenção são resultados de doações e eventos realizados.

Fora isso, ainda há exames e tratamento bancado pela entidade, o que gera um custo médio de R$ 130 mil mês. “Em breve vamos ter radioterapia aqui”, completou.