Apesar da queda nos índices de violência, município terá mais investimentos
Fullbanner1



Apesar da queda nos índices de violência, município terá mais investimentos

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Reforço no policiamento ostensivo, mais rondas escolares, instalação de batalhão da Polícia Militar na Vila Operária, envio de mais 30 veículos para as polícias e a reativação do Gabinete de Gestão Integrada de Rondonópolis, desativado há mais de um ano. Estas ações serão realizadas no combate ao crime, no município de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá). Outras ações preventivas, como criação da escola militar na cidade e fortalecimento de projetos sociais, também devem ser efetivadas.

O assunto foi abordado durante reunião entre o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, e vereadores e representante da Prefeitura de Rondonópolis, nesta terça-feira (21.03). O encontro ocorreu na sala de crise da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

No primeiro trimestre de 2017, os crimes de homicídio tiveram redução de 39% na cidade. De janeiro a março de 2016, foram registrados 23 casos, e no mesmo período deste ano, foram apenas 14 registros. Os crimes de roubo e latrocínio (roubo seguido de morte) também caíram para 19% e 50%, respectivamente.

Mesmo com o cenário mostrando redução dos crimes, a principal reclamação dos vereadores é com relação à presença de muitos usuários de drogas nas praças da cidade e a recente saída de presos da Penitenciária da Mata Grande, causando sensação de insegurança. “Temos muito dependentes químicos, um grande fluxo de pessoas em situação de rua, pessoas do semiaberto soltos. É um volume muito grande de desocupados na cidade que acabam cometendo furto para sustentar o vício em drogas. A polícia prende e o judiciário solta, é uma situação absurda”, comentou o vereador Jailton do Pesque Pague.

Apesar de reconhecerem que os policiais civis e militares trabalham muito, os vereadores pediram mais investimentos ainda e trabalho em conjunto com a sociedade. O secretário comentou que a parceria com a Prefeitura é fundamental nesse trabalho.

“Ruas asfaltadas, terrenos sem matagal, ruas mais iluminadas. Tudo isso influencia na segurança pública, além de melhor a educação nas escolas. Este ano nós vamos combater duramente o tráfico doméstico, aquele que mais incomoda o cidadão, a boca de fumo, o traficante do bairro. A droga fomenta os outros crimes”, assegurou o secretário Rogers Jarbas.