Antes de pensar em si!
Fullbanner1



Antes de pensar em si!

Fonte:
SHARE

Antes de pensar em si!

Uma organização secular, formada por um visionário chamado Paull Harris, e que hoje tem na ponta outro idealista chamado Barry Rassin, pregador nesse momento, de que todo rotariano “Seja a Inspiração”. Sim, inspiração, aquela lá dos primórdios de 23 de fevereiro de 1905, quando apenas quatro pessoas iniciaram um procedimento para fundar tão importante instituição.

Um milhão e duzentos mil abnegados no mundo, dos mais diferentes meios profissionais, unos no mesmo fito, de criar redes sociais reais para ajudar ao próximo, mesmo que não estejam tão próximos, ou na comodidade do seu campo de visão, lembrando que tudo começou com apenas o numeral quatro.

Rodízios para fazer o bem, numa cadeia hereditária que vem passando de pai para filho, de geração para geração, de presidência para presidência, de associado para associado, sem se preocupar com a publicidade, mas sim, com o resultado a alcançar, limites a serem superados, como se espelho fossem para todos os demais membros.

Imunizar crianças contra a pólio é um trabalho de vigilância diuturno, que vem sendo feito há três décadas e o objetivo é zerar essa enfermidade. A sustentabilidade ambiental é outro problema real, que vem da poluição, degradação ambiental e das mudanças do clima. Que o mundo seja um bom lugar para se viver, não só onde nós habitamos, mas em todos os lugares, sem distinção de pessoas e que isso seja também para nossas futuras gerações.

Quando uma criança sonhou em realizar três importantes desejos para ele, que era digitar na máquina de escrever sem olhar para o teclado, viajar dois dias de trem de ferro e, andar com as mãos soltas do guidão de uma bicicleta, viu seu sonho ser realizado, mas ficou com sequelas e escoriações por toda parte, e hoje não quer mais andar de bicicleta, entretanto é muito importante que esse garoto saiba que lá atrás, uma legião de “anjos bateram suas asas”, com muita força de vontade, para que apenas o medo de pedalar o impedisse de andar.

O compromisso dos rotarianos está nas suas ações, como e quando participaram dos grandes fatos históricos. Reconstruídos quando a guerra cessou, e sonhou alto para lutar contra a pólio, desde 1979.

Três bilhões de dólares em projetos sustentáveis e impactantes foram empregados e, informadores, formadores e promotores da paz, do acesso à água limpa e do desenvolvimento econômico, chancelam, como atesta o terceiro item do objetivo rotariano, quando afirma que a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada é na verdade o tão presente “Seja a Inspiração”.

Dar de si antes de pensar em si! Altruísta e filantropo, um lema do serviço voluntário.

 

Parabéns rotarianos!

 

Hermélio Silva

Escritor rondonopolitano.

21.2.2018.