AMM: Presidentes e secretários executivos de consórcios criam Fórum Permanente
Supermoveis


Macropel

AMM: Presidentes e secretários executivos de consórcios criam Fórum Permanente

Fonte:
SHARE

Assessoria

A reunião técnica dos presidentes e secretários executivos dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, que foi realizada esta semana, durante o seminário Ações práticas para o fortalecimento dos consórcios, foi presidida pela Coordenação de Desenvolvimento Regional da Associação Mato-grossense dos Municípios.

Entre os temas tratados, foi discutido o planejamento estratégico dos Consórcios, a partir do plano de execução do governo Transforma Mato Grosso, a validação da Pesquisa de Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento, uma agenda de encontros por polo regional e a criação do Fórum Permanente dos Secretários Executivos de Consórcios.

Em todas as regiões do estado, são 15 consórcios de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental, já organizados. Os representantes discutiram a necessidade de fazer o plano de desenvolvimento da agricultura familiar e definiram a criação de um fórum permanente de secretários executivos. No próximo mês de agosto, será definida a agenda de encontros regionais em diversos municípios. Os secretários vão contar com a participação de representantes de governo estadual, de técnicos e outras entidades.

O coordenador de Desenvolvimento Regional da AMM, Renaldo Loffi, informou que a Associação dará todo o apoio necessário às ações encaminhadas pelos consórcios. O objetivo é incentivar os projetos de interesse dos municípios. Além disso, foi discutida a reativação do Fórum de secretários municipais de Agricultura Meio Ambiente e Turismo. A meta é desenvolver ações que atendam a demanda de cada prefeitura nessas áreas. Um dos pontos é a descentralização ambiental que vem sendo debatida com a secretaria estadual de Meio Ambiente – Sema.

Outro tema abordado está relacionado ao funcionamento do sistema de inspeção sanitária, o Serviço de Inspeção Federal (Siaf), o Serviço de Inspeção Estadual (Sie) e o Serviço de Inspeção Municipal (Sim). Os sistemas de inspeção sanitária de produtos de origem animal e vegetal são regulamentados por uma legislação em vigor. Os consórcios vão trabalhar para que cada município tenha o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

Montreal