AMM mobiliza Consórcios para discutir elaboração dos Planos de Saneamento
Supermoveis

Fullbanner2


AMM mobiliza Consórcios para discutir elaboração dos Planos de Saneamento

Fonte:
SHARE

A Associação Mato-grossense dos Municípios, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional, está mobilizando os presidentes e secretários executivos de Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico para discutir a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento.

A reunião será realizada no dia 14 de julho, a partir das 8h30, no auditório da AMM. A ação foi formatada esta semana na Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT).

No ano passado, 106 municípios mato-grossenses foram contemplados com recursos da Fundação Nacional de Saúde – Funasa para elaboração dos Planos. Em outubro eles assinaram um Termo de Execução Descentralizada, passando a execução dos planos para a Universidade Federal de Mato Grosso. A instituição de ensino aguardava a contrapartida do Governo do Estado, de R$ 2.500.000,00 para iniciar os trabalhos.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, solicitou a retomada dos trabalhos ao novo governo, que se comprometeu a dar andamento no processo. Os recursos totais são da ordem de R$ 9.215.155,46.

O coordenador de Desenvolvimento Regional da instituição, Renaldo Loffi, explicou que a reunião servirá para apresentar a metodologia que a Universidade Federal de Mato Grosso irá utilizar na elaboração dos planos e o papel dos consórcios e das prefeituras nesse processo. “Durante a reunião serão traçadas as metas do levantamento de campo”, ressaltou. Renaldo ainda destacou que os representantes dos consórcios deverão disseminar essas informações nos municípios contemplados com os recursos.

Em julho também será realizada reunião com os prefeitos contemplados. Serão apresentadas as ações que o executivo municipal deverá promover como, por exemplo, a criação do comitê executivo, as equipes multidisciplinares e as reuniões participativas com a comunidade.

Os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico contemplados são: Alto do Rio Paraguai; Alto do Teles Pires; Consórcio Intermunicipal do Araguaia; Médio Araguaia; Nascentes do Araguaia; Norte Araguaia; Portal da Amazônia; Portal do Araguaia; Região Sul; Vale do Arinos; Vale do Guaporé; Vale do Juruena; Vale do Rio Cuiabá e Vale do Teles Pires.

Agência de Notícias da AMM

Montreal