Alunos de escolas públicas de Rondonópolis visitam exposição do PAM
Supermoveis

Fullbanner2


Alunos de escolas públicas de Rondonópolis visitam exposição do PAM

Fonte: Assessoria
SHARE

Estudantes de 32 escolas públicas municipais e estaduais de Rondonópolis vão conhecer as obras do Panorama de Artes Mato-grossense (PAM) expostas no Casario. De hoje (23) até sexta-feira (25), a Prefeitura vai disponibilizar transporte para que os alunos possam visitar a mostra. Serão cerca de 700 jovens por dia. Eles serão acompanhados por acadêmicos do curso de história da UFMT que atuam como assistentes culturais e, além de explicar sobre as obras, vão discorrer sobre a produção artística local e a história da cidade.

Wander Melo, artista plástico homenageado pelo PAM, enfatiza a importância de eventos como este e defende que eles devem acontecer com mais frequência para estimular tanto os artistas da cidade como educar o olhar das pessoas para as artes visuais. Ele também aplaude a iniciativa da Prefeitura em oferecer às novas gerações acesso à produção cultural: “Dessa forma estamos educando as novas gerações e estimulando o gosto pela arte para que, quando forem adultos, transmitam e perpetuem o conhecimento e a cultura adquiridos”.

A vernissage, que aconteceu na noite de ontem, foi prestigiada por autoridades e público em geral. Durante o evento também foi lançado o livro “Asas de Ícaro”, de Ivens Cuiabano Scaff e os presentes puderam ter seu exemplar autografado pelo autor.

Concebida pela Associação Cuiabana de Belas Artes (Acuba) a coletânea se propõe a abarcar a pluralidade da produção artística do estado. Para tanto, ela percorre várias cidades e, a cada exposição, se amplia, agregando os artistas locais de forma que, ao chegar à última localidade contemplada, torna-se um grande mosaico cultural mato-grossense.

Esta é a primeira vez que Rondonópolis é incluída no circuito. Antes do município, a coletânea esteve em Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. A próxima parada será em Barra do Garças.

“A exposição, além de valorizar os artistas locais e ser uma vitrine para divulgar o talento desses profissionais, é uma porta aberta para que suas obras se tornem conhecidas não só em Rondonópolis, mas em todo o Mato-Grosso”, acentuou o curador da mostra, Laudenir Antônio Gonçalves.

A exposição segue até sábado (26), das 7h30 às 21h e é uma oportunidade singular para o público contemplar obras de artistas locais e de outros municípios do Mato-Grosso. A entrada é franca.

No encerramento, que ocorre no sábado a partir das 18 horas, haverá uma performance do artista plástico Adir Sodré e, ainda, shows de música e dança.

Montreal