Alunos constroem hortas e consomem as próprias verduras nas escolas
Supermoveis

Fullbanner2


Alunos constroem hortas e consomem as próprias verduras nas escolas

Fonte: Assessoria
SHARE
Parceria entre Caixa e Prefeitura, projeto Horta Caseira promove o cultivo de hortas em unidades municipais de educação. Foto: Assessoria.

Os alunos das escolas de rede municipal de ensino tem aprendido uma atividade extracurricular que está contribuindo também com a própria saúde. Por meio do projeto Horta Caseira, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semap) em conjunto com a Caixa Econômica Federal construiu hortas na Escola Municipal Frei Milton e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mãe Margarida.

Com o apoio dos técnicos da Semap e dos profissionais contratados pela Caixa, as crianças desde cedo aprendem sobre a alimentação saudável e também os meios para se construir uma horta em casa, sem a necessidade de muitos materiais.

As hortas nas duas unidades escolares, por exemplo, foram construídas com pneus de caminhão e dentro deles foi preparada a terra e semeadas as sementes e plantadas as mudas de hortaliças e verduras. Em alguns dias os alunos vão começar a ver os primeiros centímetros das plantas crescendo e em pouco tempo poderão consumir os temperos e os alimentos que eles mesmos plantaram.

O projeto piloto desenvolvido pela Semap deve ser ampliado para outras unidades escolares. Foto: Assessoria.

O técnico agrícola do município, Luis Rodrigo Barbosa Ola, comentou que o objetivo desse projeto é incentivar as crianças mostrando como é fácil construir e cuidar de uma horta para elas levem a ideia para casa e estimularem os pais a fazerem o mesmo em casa. “Um grande benefício com a horta caseira é poder consumir os produtos sem agrotóxico e ainda movimentar o corpo e distrair a mente durante a construção e na manutenção da horta”, afirmou.

Esse foi um projeto piloto desenvolvido pela Semap e deve ser ampliado para outras unidades escolares que desejarem ter as hortas que fornecem temperos e também a verdura que pode ser servida na merenda escolar.

Montreal