AL aprova ajuste fiscal para máquinas pesadas; setor automotivo comemora
Supermoveis



AL aprova ajuste fiscal para máquinas pesadas; setor automotivo comemora

Fonte: Da redação
SHARE

Depois de quase 10 anos de solicitações, o setor automotivo comemora a aprovação na Assembleia Legislativa  em segunda votação de um projeto de lei (PL) que equipara a outros Estados a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre máquinas e equipamentos da chamada Linha Amarela – máquinas pesadas utilizadas na construção civil, mineração e agricultura, por exemplo. A notícia foi dada em primeira mão a 350 pessoas durante a abertura do Encontro Regional Fenabrave, um evento realizado pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos – Regional Mato Grosso.

O PL 199/2018, enviado ao Executivo para sanção, concede ao segmento competitividade tributária, garantindo mais emprego, arrecadação e fomento à economia de Mato Grosso.  É um pleito da Fenabrave-MT. “A conquista do setor automotivo só foi possível com a união de todos. É um ajuste que possibilita competitividade em relação aos Estados vizinhos. Hoje, 70% dos maquinários são comprados fora. Com a aprovação, o cenário muda. Teremos mais clientes comprando e gerando divisas aqui dentro”, explica Paulo Boscolo, diretor da Fenabrave Regional Mato Grosso.

O diretor da Fenabrave-MT, José Eduardo Tomaz, representante do segmento de linha amarela, explica que o Estado de Mato Grosso  já perdeu várias construtoras e locadores para o Estado de Goiás, São Paulo e Paraná. “Estamos muito contentes com esta notícia. Com o ajuste da alíquota, isso não vai mais acontecer. A expectativa é de que o incremento no quadro da rede linha amarela comece a crescer ainda este ano.  Ao todo, 28 tipos de máquinas e equipamentos serão contemplados com o PL. São máquinas como retroescavadeira, pá-carregadeira, rolo-compactador, entre outras que são utilizadas para  promover  a infraestrutura no Estado de Mato Grosso”, comenta o empresário Tomaz.

O segmento vende aproximadamente 400 máquinas por ano e, com aprovação do projeto, acredita-se que o número deve dobrar nos próximos anos. “As locadoras e construtoras vão começar a adquirir as máquinas no Estado de Mato Grosso e, consequentemente, a mão-de-obra será ampliada”, complementou Tomaz.

A abertura do encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Mendonça, e o ex-secretário da mesma pasta, Carlos Avalone, que vinha mediando os diálogos com o governo. “Depois de termos levado esse pleito a várias reuniões com diversos secretários de Fazenda, Indústria e Comércio dos governos anteriores e agora com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do governo Taques, encontramos no então secretário Carlos Avalone a atenção necessária para esta demanda. Agradecemos ao governador e seu secretariado e agradecemos especialmente ao Avalone”, destaca Paulo Boscolo.

O Encontro

O Encontro Regional Fenabrave é organizado pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos – Regional Mato Grosso e está sendo realizado nestes dias 17 e 18, no Centro de Eventos do Pantanal,  em Cuiabá.