Adilton se encontra com Ministra em audiência na Comissão de Agricultura da...
Supermoveis

Fullbanner2


Adilton se encontra com Ministra em audiência na Comissão de Agricultura da Câmara

Fonte:
SHARE
Adilton em audiência com a Ministra da Agricultura / Foto: Assessoria

Redação / Assessoria

Adilton em audiencia com a Ministra da Agricultura / Foto: Assessoria
Adilton em audiencia com a Ministra da Agricultura / Foto: Assessoria

O Ministério da Agricultura realizará a descentralização da fiscalização sanitária na produção de alimentos de origem animal. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (25/03), pela ministra Kátia Abreu (PMDB), em audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados da qual o deputado Adilton Sachetti, faz parte.

.

“Não tem porque o fiscal ficar o dia inteiro no abatedouro, assistindo aos bois serem mortos”, diz a ministra. O deputado Adilton Sachetti (PSB-MT) afirma que a descentralização promete ser benéfica. “A proposta que está sendo elaborada pelo Executivo é extremamente positiva. Torna o processo mais objetivo e dinâmico”, destaca o parlamentar.

A ideia é que o controle da produção, atualmente realizado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), passe a ser feito pelas empresas. Pela proposta, os fiscais do governo atuariam como auditores. Sem a necessidade de realizar a o controle nas empresas, eles ficariam liberados para atuar em lugares onde há gargalos, como em portos e aeroportos.

O ministério ainda estuda o instrumento legal para viabilizar a alteração da legislação do SIF. Uma possibilidade é incluir a adequação no novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), que deve ser lançado nos próximos meses. Outra, é realizar a mudança por meio de projeto de lei.

Montreal