A Importância do ENEM para o Ensino Superior
Supermoveis

Fullbanner2


A Importância do ENEM para o Ensino Superior

Fonte:
SHARE

Os estudantes brasileiros ainda acreditam no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)?

 

 

Esta é uma das perguntas que muitos candidatos têm feito durante nossas conversas sobre seus futuros, e infelizmente nas últimas duas edições esse exame apresentou vários problemas, porém ele é o critério fundamental na seleção para bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e para o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Mesmo assim, tem aumentado significativamente a busca pelo exame a cada ano, e isso mostra a necessidade que as pessoas estão sentindo em obter uma faculdade ou mesmo um ensino técnico para poder continuar no mercado de trabalho, o que hoje passa a ser uma exigência em quase todos os campos de trabalho.

Mas, qual é a importância de realizarmos o ENEM?

 
Com toda a Reforma que se tem feito na educação ele passou a dar acesso às universidades particulares, bem como em instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e os institutos federais de educação profissional e tecnológica. De acordo com o Inep, o ENEM é uma ferramenta que irá democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior, pois utiliza um processo nacional, que possibilita aos estudantes de qualquer estado poder concorrer a vagas de qualquer região.
Possibilita a obtenção do certificado de conclusão aos jovens maiores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio, utilizando apenas a nota do Enem desde 2012.
Dá a oportunidade a jovens universitários e pesquisadores, através do Programa Ciências sem Fronteiras de estudar em faculdade estrangeiras de excelência realizando graduação e pós-graduação.
E, de acordo com alguns professores, em especial, das Exatas, que acompanharam a última prova do ENEM, esse sofreu algumas modificações, o que o tornou uma prova mais difícil, foi o que ocorreu na Matemática, que agora exige um grau de raciocínio mais elevado para aqueles que tem uma visão futura para os cursos das Engenharias, portanto, requer dos professores de Ensino Médio a preparação de novas estratégias para o treinamento de seus alunos.
Existem muitas controvérsias quanto a democratização do ensino no Brasil, porém, fica cada dia mais claro a necessidade que nós educadores temos de prepararmos nossos alunos para todas essas mudanças que estão ocorrendo nesses períodos.

Precisamos conscientizar educadores e alunos que o Brasil necessita de um povo culto e que para isso devemos utilizar sim ferramentas como o ENEM para que todos possam ter acesso gratuito à essa Educação, e que à façamos com excelência.

Mini Curriculo

VILSON

Engenheiro Industrial Mecânico, CREA 81615-RS pela Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo – RS. Especialista em Gerência de Produção – URI – Santo Ângelo-RS e Mestre em Engenharia de Produção, concluiu o Mestrado na Universidade Federal de Santa Maria – RS em 2003, na Área de Projeto de Produto. Possui grande experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão. Consultor e Palestrante em Projetos Industriais e Ambientais, nas áreas de Processos Industriais e Saneamento Urbano. Pesquisador e Engenheiro Responsável Técnico por Projetos Ambientais sobre Resíduos Sólidos. Atua como Professor na Agronomia, Arquitetura, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Coordenador na Graduação dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil (UNIC – Rondonópolis – MT), com ênfase em Gestão, Projetos da Produção e Construção Civil.

Montreal