quarta-feira, 24, abril, 2024
31 C
Cuiabá

Água Boa: Circuito itinerante do MT Ciências leva interatividade e experimentos a alunos

Mais lidos

A carreta do MT Ciências, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), chegou terça-feira (16.05), no município de Água Boa (627 km de Cuiabá), para integrar a programação da 1ª edição da Semana do Conhecimento, promovida pela Escola Estadual Militar Tiradentes 3º Sgt PM Justino Pinheiro dos Santos. Até hoje, quinta-feira (18), os estudantes poderão realizar, por meio do MT Ciências, experimentos interativos, experimentar óculos de realidade virtual e contemplar o planetário digital.

A Semana do Conhecimento tem o intuito de estimular os jovens e crianças a participarem de atividades práticas, que relacionem o conteúdo visto em aulas com o seu cotidiano. Durante toda a semana serão apresentados trabalhos das quatro principais áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Integrando a programação, a carreta estará disponível para que os estudantes vivenciem experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e  globos de plasma. Os estudantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Em sua estrutura, a carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar diversos equipamentos interativos voltados para as áreas de física, matemática e biologia.

A diretora da escola, professora Eliani Aparecida Hilgert, conta que a participação da carreta na programação, além de estimular os alunos, leva o conhecimento científico de forma descomplicada para o município.

“É uma alegria a presença de toda equipe do MT Ciências e da carreta, que prontamente atendeu nosso chamado e veio colaborar com o nosso evento. Sem dúvidas, veio fomentar o entendimento da ciência, conhecimento e tecnologia por meio de exemplos práticos e vivências. Essa ação trará um reflexo positivo para nossa cidade, pois é algo inovadori”, afirma.

O coordenador do Programa de Popularização da Ciência na Seciteci, Marcos Natanael Silva de Andrade, ressalta que o objetivo da carreta é contribuir para a divulgação do fazer científico em Mato Grosso. Ainda segundo Marcos, a carreta tem por objetivo possibilitar mais acesso aos conhecimentos científicos.

“A popularização da ciência é uma política que visa tornar o conhecimento científico acessível e compreensível para todos, nossa missão é despertar o interesse e a curiosidade em relação à ciência e promover a compreensão de conceitos científicos e suas aplicações práticas. Em Mato Grosso, promovemos esta ideia por meio das ações itinerantes do MT Ciências, onde temos nossa carreta, que é um ‘museu de ciências móvel’ e nela levamos de forma interativa e dinâmica diversos experimentos científicos em diferentes locais”, disse o coordenador.

A última semana, a carreta do MT Ciências também passou por Tangará da Serra (252 km de Cuiabá), proporcionando um encontro de diversão e conhecimento para mais de 2 mil pessoas, entre estudantes e população geral.

A ação reuniu, também, a Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, onde foi realizada a oficina “Integrando as Ciências Agroambientais”, com informações sobre a utilização de garrafas para o plantio de hortaliças, o impacto do processo de erosão do solo e a importância de preservar a vegetação nativa.

Sobre o projeto 
O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.

Fonte: Marcos Salesse/Seciteci-MT

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br