sexta-feira, 29, março, 2024
24 C
Cuiabá

Mato Grosso sedia nesta semana 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

Mais lidos

Começa nesta quarta-feira (14.06) o 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O evento, que segue até sexta-feira (16), é realizado na sede do Governo de Mato Grosso, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Participam chefes dos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia, secretários de Estado e outras autoridades. Os nove governadores debatem temas comuns e formulam a Carta de Cuiabá, com posicionamento do grupo sobre a Cúpula da Amazônia.

O evento tem início às 10h, com a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Consórcio Amazônia Legal, onde serão debatidas a criação das câmaras setoriais de Agricultura e Economia Verde, e Cultural, e a composição dos novos conselheiros fiscais.

À tarde, das 14h às 18h, são realizadas, simultaneamente, duas agendas: a dos presidentes dos Institutos de Terra da Amazônia Legal, que se reúnem com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e a dos secretários de Agricultura da Amazônia Legal.

Na quinta-feira (15) serão realizadas, pela manhã, uma oficina técnica sobre compras compartilhadas da Saúde e Segurança Pública, e a reunião das câmaras setoriais de meio ambiente, agricultura, segurança pública e dos Institutos de Terra. Já das 14h às 16h ocorrem as oficinas de contribuições para a Carta da Amazônia, e a continuação da reunião das câmaras setoriais iniciada pela manhã.

No último dia (16), pela manhã, os governadores se reúnem em Assembleia Geral e deliberam sobre os eventos da agenda Pan-Amazônia e validam a Carta de Cuiabá, com o posicionamento sobre a Cúpula da Amazônia. Os governadores também vão referendar a nomeação de Marcello Brito como secretário executivo do Consórcio Amazônia Legal, e a criação das câmaras setoriais de agricultura e economia verde, e de cultura.

Ao final, o anfitrião, governador Mauro Mendes, e o presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, atenderão a imprensa credenciada.

Fonte: Camilla Zeni/Secom-MT

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br