sexta-feira, 29, março, 2024
24 C
Cuiabá

Cuiabá é finalista em premiação nacional por desenvolver políticas voltadas a órfãos do feminicídio

Mais lidos

O programa Solidariedade em Ação, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, colocou a capital mato-grossense entre as três cidades brasileiras finalistas para receber o Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030. A iniciativa idealizada pela primeira-dama Marcia Pinheiro está classificada como boa prática do Eixo Econômico (Cidades Grandes).

Além desta ação, Cuiabá também foi lembrada nos eixos ambiental, pelas atividades de arborização urbana, e social, com a criação do Espaço Mulher durante a campanha Outubro Rosa. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima sexta-feira (16), no Museu da Arte de São Paulo (Masp), durante a abertura da Virada ODS, e contará com a participação de autoridades nacionais e representantes da ONU Brasil.

O Solidariedade em Ação foi criado com o objetivo de suprir a necessidade de políticas públicas voltadas para crianças órfãs de mães vítimas do feminicídio. Neste momento, 15 crianças de oito famílias diferentes são atendidas com a transferência de renda no valor de um salário mínimo. Entre os critérios para concessão do benefício estão a presença no Cadastro Único (CadÚnico), comprovação de matrícula escolar e renda familiar de até R$ 3,5 mil.

“É uma iniciativa que nasceu em Cuiabá e hoje tem tomado espaço nas políticas públicas de todo o país. Estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre, Mato Grosso do Sul e São Paulo, já adotaram as mesmas diretrizes do nosso programa. Inclusive, tramita em Brasília, para tornar lei nacional. É satisfação ver Cuiabá, mais uma vez, sendo pioneira em ações e projetos que envolvam as políticas em torno da mulher”, celebra a primeira-dama Marcia Pinheiro.

A PREMIAÇÃO

O prêmio é organizado pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e visa incentivar a produção e aumentar a visibilidade de boas práticas na gestão pública. A premiação nacional é realizada a cada dois anos, abrangendo as prefeituras signatárias do PCS. Também tem como objetivo promover o reconhecimento aos gestores públicos pela elaboração de projetos que contribuam para a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

“Mais uma vez nossa cidade está bem posicionada em uma premiação. Desde 2017, Cuiabá vem ocupando boas posições em rankings, premiações, pesquisas. É importante receber esse reconhecimento, pois eles são baseados em indicadores que são avaliados e confirmados na prática. Parabéns a primeira-dama e todos os servidores que ajudaram a colocar em prática essa política inovadora, que é exemplo nacional”, completa o prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Bruno Vicente/Ascom

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br