4 Passos Básicos Para Dar Feedback
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Macropel

4 Passos Básicos Para Dar Feedback

Fonte:
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Sem qualquer razão aparente, a serpente começou a perseguir o vagalume que, cheio de medo tentava fugir, mas a serpente não desistia e continuava “correndo” atrás dele.      A perseguição durou uns três dias, até que o vagalume, já sem forças, decidiu parar e perguntar à serpente:
Desculpe, mas posso lhe fazer-te três perguntas?
Bem, não costumo abrir esse precedente, mas já que vou te devorar, pode perguntar…
Eu, por acaso, pertenço à sua cadeia alimentar? Não.
Em algum momento eu lhe fiz algum mal? Não.
Então por que quer acabar comigo?
Porque eu não suporto ver você brilhar!

 

Infelizmente, muitos líderes “chefes” ainda tem o pensamento de que não pode deixar seus liderados se sobressair, pois, ele precisa manter a hegemonia.

E inclusive, acaba usando a ferramenta do feedback que deveria ser uma excelente ferramenta de motivação, é utilizada por muitos maus líderes para inibir seus liderados.

feedback negativo

O feedback quando bem utilizado ele é uma poderosa ferramenta nas mãos do líder.

Gera aprendizado, melhoria, crescimento e bem-estar na equipe.

Porém, quando ele é mal utilizado ele gera frustração.

 

E infelizmente, tem sido essa a realidade no dia a dia das organizações.

Uma grande maioria de líderes não sabem como usar o feedback, como dar feedback aos seus liderados.

E isso gera muitas decepções e até desconforto em todos os níveis da organização.

 

Em uma conversa de feedback a pessoa tem que sair da conversa melhor do que entrou

  • Feedback não é julgamento
  • O objetivo do líder quando faz um feedback deve ser ajudar a pessoa a melhorar seu desempenho
  • O objetivo é ajudar a pessoa a entender o que ela está fazendo bem, e o que ela precisa melhorar.
  • É ajudar essa pessoa a identificar esse caminho para melhoria
  • É guiar a pessoa a construir um plano de ação para que ela possa melhorar o seu desempenho naquilo que ela está fazendo atualmente.

Mesmo que o motivo que leve ao feedback não seja um motivo positivo, por exemplo, seja um motivo que não tenha gerado um resultado esperado. Ainda assim o feedback precisa ser positivo.

feedback positivo

Veja os quatros passos básicos para que isso aconteça.

  • Reconheça as qualidades, o talento, os pontos positivos da pessoa com quem você está conversando. Seu liderado precisa saber que apesar do erro cometido, o líder reconhece que ela tem qualidades.
  •     O fato de tal ação, ou tal tarefa não ter ficado boa ou não ter dado certo, não invalida as coisas que você faz bem e cite algumas.
  • Enfatize a intenção positiva da pessoa, pois apesar dela estar ali por um motivo negativo, ou seja, pelo fato de não tem acertado a tarefa que lhe foi dada. Certamente a sua intenção era de fazer bem, ou seja, era de fazer certo. E você enquanto líder não pode ter dúvidas disso, se você é líder você não pode ter na sua equipe pessoas das quais você desconfie de suas intenções.
  •  O foco da crítica deve ser a ação desempenhada por ela naquela determinada tarefa e não direcionada à pessoa diretamente, explique à ela que aquela ação não foi bem desempenhada e estabeleça juntamente com ela um plano de ação para que isso não aconteça novamente.

 

Perguntas do líder:

O que você pode fazer para que isso não aconteça novamente?

O que eu líder posso fazer para te ajudar para que isso não aconteça novamente?

Então, estabeleça um plano de ação prático, direto e objetivo.

O liderado deve sair dessa conversa sabendo o que ele deve fazer para que isso não aconteça novamente.

Portanto, o foco não está na pessoa, o foco está na ação de solução da situação.

Fechamento do feedback

Como essa conversa vai ajudar o liderado a melhorar sua performance?

Como as ações vão ajudar o crescimento profissional e pessoal do liderado?

Siga estas dicas e com certeza você estará caminhando para formar uma equipe de alto desempenho.

 

Cirlene Alves

 

 

 

Montreal