35ª edição do projeto Recuperando Nascentes acontece na região de Juscimeira...
Fullbanner1


Macropel

35ª edição do projeto Recuperando Nascentes acontece na região de Juscimeira neste sábado

Fonte:
SHARE

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Redação/ Assessoria

O projeto Recuperando Nascentes será realizado no próximo sábado (25/07), na Fazenda Serra Verde, no município de Juscimeira. Lançado em agosto de 2012, a iniciativa tem como proposta a recuperação e preservação de nascentes das sub-bacias dos rios que são afluentes do Pantanal Mato-Grossense.

Essas áreas abrangem os municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Guiratinga, Tesouro, São José do Povo, Poxoréu e Itiquira.

rec-nascentes-1Até 2015 já foram realizadas 34 edições do projeto nos municípios de Rondonópolis, Juscimeira, Alto Taquari e Alto Araguaia. Desde sua implantação, mais de 50 mil mudas foram plantadas e diversas nascentes que abastecem os rios Vermelho, Arareau, Tadarimana, Ponte Pedra, Guiratinga, Jurigue, São Lourenço e Araguaia foram recuperadas.

O Recuperando Nascentes foi criado pelo Sicredi Sul MT com o objetivo de estimular atitudes conservacionistas, aliando desenvolvimento sustentável e preservação.

“A cooperativa preza pela integração e harmonia das ideias e conceitos relacionados ao crescimento econômico, à justiça e ao bem estar social, à conservação ambiental e à utilização racional dos recursos naturais”, ressalta o presidente do Sicredi Sul MT, Marco Túlio Soares.

O projeto Recuperando Nascentes é destinado diretamente aos associados e colaboradores da cooperativa e, indiretamente, à sociedade em geral. Além de recuperar nascentes degradadas, a iniciativa estimula colaboradores, familiares e outros associados a participarem do dia de plantio. É um momento de interação entre a cooperativa e a comunidade.

Adesão ao projeto

O associado da cooperativa que tenha interesse em participar pode procurar as unidades de atendimento da cooperativa e preencher uma ficha de solicitação do projeto.

Em seguida, é realizada a visita técnica onde um engenheiro agrônomo juntamente com o cooperado define quais melhorias precisam ser feitas no local. Elas constam no isolamento da área com implantação de cercas, instalação de bebedouro artificial e colocação de bomba d’água.

Após a visita é feito o estudo de quantas mudas precisam sem plantas na região, qual o tipo mais adequado para a área e também o espaçamento das covas. As ações do projeto ocorrem uma vez por mês. A cooperativa custeia 50% dos investimentos realizados e a outra metade fica a cargo do associado, que pode financiar o valor pelo Sicredi Sul MT.

Montreal