2º ‘Prati-Cidade’ já começa levar serviços às comunidades do 24 de Dezembro
Supermoveis

Fullbanner2


2º ‘Prati-Cidade’ já começa levar serviços às comunidades do 24 de Dezembro

Fonte: assessoria
SHARE

O ‘Prati-Cidade’, é um projeto de promoção da cidadania e consolidação de políticas públicas criadas para melhorar a qualidade de vida da população. Consiste em levar serviços públicos da Administração Municipal mais perto da população garantindo seus direitos e ofertando serviços, principalmente, em bairros mais distantes.

Em cada edição, o mutirão ‘Prati-Cidade’ disponibiliza a emissão da carteira de identidade, Registro Civil de Nascimento, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), carteira de trabalho, cartão do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), negociação de dívidas de tributos junto à gestão Fazendária do município, além de antecipar serviços completos de infraestrutura urbana. Exemplo dessa ação, é que hoje (25), no bairro 24 de Dezembro, os moradores acordaram com as ruas repletas de máquinas, equipamentos e funcionários públicos realizando serviços de patrolamento, terraplanagem, varrição, troca de lâmpadas, sinalização viária e retira de entulhos.

A ação de infraestrutura urbana, antecede a realização do projeto ‘Prati-Cidade’ que será realizado no próximo 01 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica “Líbia Rondon” e prevê serviços integrados com diversas secretarias municipais, Governo do Estado e instituições não governamentais, está sendo executada por equipes das secretarias municipais de Viação, Obras e Urbanismo e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

A dona de casa Ambrosia Soares que há 20 anos reside na Rua 7 – Quadra 7, comentou que a via apresentava algumas ondulações, mas com o patrolamento ficará mais fácil transitar pela rua. “Fomos surpreendidos nesta manhã com a presença dos trabalhadores da Prefeitura em nosso bairro. Estou satisfeita em saber que estaremos recebendo melhorias durante toda a semana, além do projeto social que será realizado em nossa região”, comemorou.

A senhora Anatália de Souza, moradora na mesma rua que dona Ambrosia, fez questão de dizer que o bairro tem sido beneficiado com diversos serviços executados por esta administração municipal. “O melhor vai ser no dia do mutirão onde nosso bairro vai receber, em um único dia, bastante serviços, e nós moradores vamos aproveitar para desfrutar dos serviços, principalmente os de saúde”, comemorou.

O secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Morais disse que os serviços de patrolamento e terraplanagem estarão sendo executados também na próxima semana, em todas as vias do bairro que não foram ainda pavimentadas. “Até o dia 1 de setembro estaremos atuando nas localidades que integram o grupo de comunidades que serão beneficiadas com o projeto ‘Prati-Cidade’. Este é um momento em que a Prefeitura faz uma aproximação como os bairros e com a população, oferecendo serviços que melhoram de forma considerável, as condições do bairro, tanto na parte de infraestrutura como a de serviços urbanos, limpeza, iluminação pública”.

Além do bairro 24 de Dezembro, as localidades de Souza Lima, Gonçalo Botelho, 7 de Maio, Parque Pequizeiro, Gilson de Barros, Capão do Pequi, e Parque das Nações integram o conglomerado de bairros que serão beneficiados pelo projeto ‘Prati-Cidade’.

A secretaria de Serviços Públicos promove a limpeza pública, poda de árvores, pintura de meio fio e troca de lâmpadas, primeiramente nos bairros Souza Lima e Gilson de Barros. De acordo com o titular da pasta, Breno Gomes, essas ações irão se repetir na próxima semana nos demais bairros que o projeto contempla.

“Com este trabalho integrado, a Prefeitura pretende, além de atender a população com uma série de serviços, otimizar as ações e mão de obra, concentrando-as em uma única região e de uma só vez. Com isso conseguimos uma redução de custos para estes serviços de manutenção, e conseguimos atender mais comunidades. São bairros populosos, onde consecutivamente as ações, fazemos abordagens, convidando os moradores a integrarem ao ‘Prati-Cidade’, para que eles se tornem parceiros da administração pública, na fiscalização e conservação dos serviços. Muitas pessoas jogam lixo em terrenos baldios, formando bolsões de lixo, deixando-o feio e sujo, além de atrair animais peçonhentos e causar mau cheiro. O que queremos é conservar toda a cidade limpa, com a ajuda de toda a população. Nós, poder público, executando nossas obrigações e a população, conservando a frente de sua casa limpa e organizada, denunciando quem pratica atos fora do que determinam as Leis e a Ordem Social ”, informou o secretário.

A secretária de Assistência Social, Kathe Martins disse que o projeto socioassistencial é importante, e possui o poder de transformar a vida das pessoas. “Essa ação é relevante porque aproximamos a gestão da população e do acesso aos serviços públicos. Muitas pessoas têm dificuldades para sair de suas casas e resolver seus problemas, ou por conta das atividades do dia a dia, ou por falta de condições de deslocamento. O ‘Prati-Cidade cumpre este papel, atende as demandas e necessidades das pessoas, moradores de comunidades distantes, em um único lugar ao alcance de todos, nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, justiça, entre tantos outros serviços. Um evento que exercita a cidadania”, disse ela.

Montreal