2º Mutirão da Justiça Comunitária leva dezenas de serviços e atendimentos à...
Supermoveis

Fullbanner2


2º Mutirão da Justiça Comunitária leva dezenas de serviços e atendimentos à população

Fonte:
SHARE

A população prestigiou, em peso, o Mutirão da Justiça Comunitária que ocorreu no sábado (26), na região da Vila Salmen, do qual a Prefeitura de Rondonópolis participou oferecendo serviços das diversas secretarias que a compõem.

Também estiveram presentes no mutirão membros do Poder Judiciário, da Câmara Federal e Municipal de Rondonópolis, além de representantes das diversas entidades da sociedade civil que contribuíram para a realização do evento.

Durante o evento, foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Senai para promover cursos profissionalizantes voltados à preparação de jovens ao mercado de trabalho.

“Estou muito feliz, pois pudemos contar com a presença do Poder Público e tivemos mais de 18 mil pessoas fazendo carteira de trabalho, título de eleitor, corte de cabelo, exames de saúde e castração de animais e usufruindo dos diversos serviços que ofertamos no mutirão”, compartilhou Zé Carlos do Pátio.

Todas as secretarias que integram a Prefeitura deram sua contribuição para a realização do evento. Confira o balanço de algumas delas.

Secretaria de Esportes

A população também pode aproveitar as atividades promovidas pela Secretaria de Esportes. Nas estações de recreação cerca de 900 crianças se divertiram com jogos de dama, ping-pong e pebolim. Já na prática do muay thai foram 45 crianças e no skate 15. No aulão de capoeira os adolescentes juntaram-se aos pequenos para aprender os movimentos da dança, totalizando 30 participantes. E a zumba fez a alegria de todas as idades, agregando 200 pessoas.

Durante o mutirão ainda foram realizadas 120 inscrições para o projeto Mais Esporte, Mais Cidadania, voltado para crianças de sete a 15 anos e 150 para as aulas de hidroginástica, cujo público será o da terceira idade.

Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Agricultura distribuiu 123 Kits com sementes de hortaliças.

Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) distribuiu 250 mudas da espécie Oiti e orientou a população quanto ao cuidado com a plantio e manutenção de podas. Também realizou campanha nas escolas alcançando até agora 946 crianças com palestras, teatro, fantoches e atividades lúdicas para promover orientação ambiental quanto às queimadas em parceria com o Juvam e Polícia Militar Ambiental, atividade que segue ao longo do ano até completar 6 mil alunos. Fora realizado o plantio do primeiro Pomar de Frutíferas, na escola 1º de Maio, projeto que da mesma forma será estendido a outras escolas.

Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou diversos atendimentos alcançando durante o mutirão mais de 3666 pessoas com serviços distribuídos nas seguintes atividades: Atendimento Oftalmológico, consultas com Médico Clínico Geral, coleta de Preventivo e Avaliação das Mamas, Vacinas e Atendimento de Optometria.

A população também teve a oportunidade de receber armações de óculos e Kits Escovação, atendimento Odontológico. Também conferiram a Pressão Arterial, verificaram o Índice de Massa Corporal, Glicemia Capilar. Avaliação de pele para tuberculose e hanseníase, Palestra IST/HIV, Teste rápido sífilis, hepatite B e C e HIV, Pesagem e atualização do Bolsa Família foram desenvolvidos no evento.

Também foi realizada a confecção de cartão do SUS, Vacinação Anti-rábica Animal, Cadastro para castração animal, Avaliação animal para Leishmaniose e Atendimento Médico Veterinário. Vale lembrar que os agentes de endemias também estavam trabalhando ao longo do mês para alcançar 4300 casas no que diz respeito ao combate à dengue.

Para a juíza Maria Mazarelo, coordenadora do projeto, o intuito do evento foi atingido. “Nosso objetivo foi alcançado. Conseguimos levar cidadania e serviços públicos e privados à sociedade em geral e à população que fica à margem das informações ofertadas no mutirão por causa da dificuldade de acesso”, avaliou Mazarelo.

Montreal