Caminhonete do Ibama é incendiada dentro de reserva em MT
Fullbanner1


Macropel

Caminhonete do Ibama é incendiada dentro de reserva em MT

Fonte: Da Redação - Com G1
SHARE
Caminhonete do Ibama ficou completamente destruída em Colniza (Foto: Divulgação)

Uma caminhonete do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiada na tarde desta terça-feira (7), dentro de uma vila na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, próximo de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá. Segundo informações da Polícia Militar, ninguém ficou ferido na ação.

Ao G1, o comandante regional de Juína, a 737 km da capital, coronel Eduardo Henrique de Souza, que responde pela região, afirmou que o veículo era usado por fiscais do Ibama durante uma operação que está sendo realizada naquela região.

“Agora, estamos tentando identificar os responsáveis para fazê-los responder por isso na Justiça”, disse.

Segundo o superintendente substituto do Ibama em Mato Grosso, Augusto Castilho, equipes estão atuando no local na fiscalização de exploração e comércio ilegal de madeira e desmatamento em terras indígenas e a operação ainda está em curso na região. A viatura incendiada foi enviada de Goiás para reforçar a operação.

“Aparentemente, esse ato foi em represália à atuação do Ibama”, disse.

Veículo do Ibama foi incendiado em reserva em Colniza (Foto: Divulgação)

Há dois anos, a reserva foi alvo de uma grande operação contra o desmatamento ilegal, quando foram apreendidas 600 m³ de madeira– o equivalente a 200 toras, suficiente para carregar 40 caminhões – extraída ilegalmente. Na época, o município liderava o ranking do desmatamento, com 54,8 mil hectares de mata derrubados.

Montreal