​MAIS MULHERES: O deputado Nininho defende a participação mais expressiva das mulheres...
Fullbanner1

Fullbanner2


​MAIS MULHERES: O deputado Nininho defende a participação mais expressiva das mulheres na política brasileira

Fonte:
SHARE

Lançamento da campanha mais mulheres na política, promovida pelo Senado Federal, discutiu a reforma política e buscou garantir a representação feminina no parlamento.

Assessoria ​

Hoje (22), o deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PR), participou do lançamento da Campanha Nacional Mais Mulheres na Política, a Reforma que o Brasil precisa. O evento que aconteceu na Assembleia Legislativa – MT foi promovido pelo Senado Federal por intermédio dos coordenadores da campanha, os senadores José Medeiros (PPS/MT) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e da Procuradoria Especial da Mulher.

A campanha tem como objetivo garantir que, com a reforma política, cada gênero ocupe pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos. Neste sentido, há duas propostas de emenda à Constituição que lutam pelo fortalecimento dessa campanha e pela democracia que estão em tramitação no Senado.

Segundo o deputado Nininho, a mulher brasileira vem ganhando o seu espaço no mercado de trabalho, mostrando sua competência e sua capacidade profissional em diversas áreas, mas ainda precisamos de mais mulheres participando também frente à política. “As mulheres que já estão na política devem motivar as demais a também participarem da vida pública”, afirma Nininho.

Para o senador José Medeiros, devem-se utilizar ferramentas como as mídias sociais para propagar a campanha, convidando os parlamentares e a população para participarem dessa ação, para que a campanha consiga um resultado melhor. “A mulher já mostrou sua capacidade de serviço, mas precisa de um espaço maior diante da sociedade e são campanhas como essa que fortalecerá o gênero”, reforçou o senador.

O evento de hoje, contou com a participação de várias autoridades, dentre elas: a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos (DEM), a ex- senadora Serys Slhessarenko, a defensora pública Rosana Leite, a conselheira da União Brasileira das Mulheres Rosa Maria Morceli, representando a OAB-MT, a advogada Sueli Rondon dentre outros convidados.

PROPOSTAS
A campanha teve início em março deste ano e tem sido levada para várias cidades do país. Já passou por São Paulo, Manaus, Boa Vista, Teresina e Porto Alegre, com agenda confirmada para as cidades de Rio de Janeiro e Bahia.

Esta ação prevê que os recursos do fundo partidário incentivem os partidos a qualificar mais mulheres a conquistar maior bancada feminina, destinando 30% dos recursos do fundo partidário para financiar as campanhas das mulheres.

De acordo com a prefeita Lucimar Campos, as mulheres constituem a maior parte da população. “A maioria dos eleitores são mulheres, então a proposta desta campanha é para defender o direito da maioria, mas não queremos ser mais que os homens, nós queremos ser iguais”, finaliza a prefeita.

Montreal